Hermanoteu na Terra de Godah: Por que fez tanto sucesso?

Peça de teatro da Cia. Os Melhores do Mundo vai virar filme - e despertou a nostalgia em muita gente

Ricardo Pipo interagindo com o público: impossível não rir junto

Prestes a ganhar um filme, a peça da Cia. de comédia Os Melhores do Mundo voltou a ser assunto nas redes sociais e despertou a nostalgia de muitas pessoas que conheceram a história de Hermanoteu há cerca de 20 anos. Mas por que uma peça de teatro fez tanto sucesso entre o público da internet? Um dos primeiros (e maiores) motivos é um texto afiado e, ao mesmo tempo, despretensioso.

 


“Eu sou Hermanoteu da Pentescopéia. Sou filho de Oolonéia e irmão de Micalatéia!” Quem tinha acesso à internet no começo dos anos 2000 com certeza se lembra dessa frase, uma das mais icônicas de Hermanoteu na Terra de Godah.


Em entrevista ao NerdBunker, Clarisse Goulart, Diretora Executiva de Desenvolvimento de Projetos da Conspiração, afirmou que essa é uma das características mais interessantes de uma peça de teatro, especialmente no momento da adaptação para outras mídias:

É sempre um bom desafio pegar um texto originalmente escrito para caber num palco de espaço físico limitado, para um público presente querendo uma experiência viva, sensorial, e adaptar esse texto podendo contar com todo o manancial de recursos de som e imagem do audiovisual. O trabalho do roteirista nessa hora é hercúleo, e muitas vezes é preciso se desapegar do texto original pois nem sempre o que está nele será o melhor para o formato audiovisual, nesse processo muita coisa se transforma.”


Em Hermanoteu na Terra de Godah, um hebreu comum da Pentescopeia recebe o chamado para libertar a terra de Godah. Com esse pano de fundo, a produção poderia ser complicada de assistir, inclusive pela linguagem complexa de histórias bíblicas. No entanto, os criadores acertaram ao brincar com isso e escolheram abrir a apresentação falando sobre o verbo – e suas difíceis conjugações em português.


Além da abertura, há vários diálogos que caíram no gosto dos fãs, como “O mar abriu no meio, véio!”, “Corinthiano? Tudo tem limite!” e “Ô Hermanoteu, só reclama, reclama, reclama.”

Em um primeiro momento, tais piadas podem até soar um pouco bobas, mas é a simplicidade que as torna tão impactantes. Hermanoteu na Terra de Godah apresenta ao público brasileiro uma história distante, mas que se torna familiar pela forma que é contada.

 

Para Goulart, que tem experiência em adaptações de peças para o audiovisual, a estreia do filme também tem potencial para encantar novos públicos, que não conheciam o material original:

“O fato do teatro continuar vivo é uma boa notícia para o audiovisual, que pode continuar contando com essa profícua e infinda fonte de dramaturgia e personagens maravilhosos, que eventualmente merecerão expandir para além dos limites físicos de um palco e chegar à uma tela de cinema ou de TV, agradando tanto o público cativo que já conhece desde o palco até a conquista de novos públicos, novas faixas etárias e sociais.”

 

Teatro ao alcance de todos

Há outros elementos que tornam Hermanoteu na Terra de Godah uma produção tão querida. A peça foi criada originalmente em 1995, e sua gravação oficial foi amplamente divulgada na internet brasileira, anos antes do YouTube entrar em cena (a plataforma foi lançada em 2005).

Para muitos, tal vídeo foi um dos primeiros conteúdos de humor consumidos na internet, inclusive na época do Orkut, que tinha várias comunidades dedicadas aos trechos da peça e personagens. Relembrar Hermanoteu na Terra de Godah em 2022 é quase uma viagem para um período mais simples, quando a internet era bem diferente.

 


Outro fato curioso é que a história representou o primeiro contato de muitas pessoas com o teatro. Para quem não tinha fácil acesso às apresentações (como esta redatora), foi curioso assistir ao vídeo pela primeira vez e ver os vários improvisos do elenco e a interação do protagonista Ricardo Pipo com o público. Diferente de filmes e séries, em que o consumo de conteúdo é mais passivo, o teatro é um convite para o espectador se sentir parte de algo, elemento sempre presente nas gravações de Hermanoteu, graças às interações bem-humoradas com o público.

Falando ao NerdBunker, Goulart ressalta que há outros bons exemplos de peças brasileiras que fizeram sucesso em adaptações para o cinema:

Claro que temos muitos exemplos mundo afora, especialmente se olharmos o mercado norte-americano, mas o audiovisual brasileiro também já teve experiências muito bem sucedidas de adaptações teatrais para o audiovisual, dois grandes exemplos são O Auto da Compadecida e Minha Mãe é uma Peça (…) Atualmente estamos trabalhando em outras duas adaptações do teatro para o cinema [na Conspiração] e consideramos sempre uma fonte muito rica de dramaturgia, boas histórias e personagens.”

 

Outro sucesso do teatro nacional, Minha Mãe é uma Peça, se tornou um fenômeno ao contar a história de Dona Hermínia (personagem de Paulo Gustavo), uma mãe cheia de personalidade e com muito amor pelos filhos. A peça então foi adaptada para as telonas e os filmes inspirados na história levaram milhares de brasileiros aos cinemas. O terceiro longa se tornou um dos mais assistidos do país, com R$ 175 milhões arrecadados nas bilheterias.

 

Com o lançamento marcado para 12 de fevereiro Telecine, o filme de Hermanoteu na Terra de Godah trará de volta piadas conhecidas (já mostradas no trailer) e tem tudo para apresentar novos elementos, especialmente com a ajuda de cenários, efeitos visuais, etc. Porém, o maior desejo dos fãs é rever a jornada do simples Hermanoteu da Pentescopeia, que sempre gerou risos da forma mais espontânea possível.


Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem