Wikipedia: Biblioteca virtual bane editores chineses acusados de 'infiltração'

A Fundação Wikimedia anunciou na última segunda-feira (13) ter banido sete editores chineses infiltrados na Wikipedia, que estavam “ameaçando os fundamentos da plataforma”. A medida sem precedentes, que incluiu também a remoção dos privilégios de administrador de outras 12 pessoas, foi tomada após quase um ano de investigações.


De acordo com a vice-presidente da Fundação Wikimedia, Maggie Dennis, os usuários banidos eram ligados a um grupo conhecido como “Wikimedianos da China Continental” (WMC), composto por quase 300 pessoas.

Eles estariam editando artigos da Wikipedia para promover os “objetivos da China”, aplicando uma série de filtros às publicações.

Esses editores ainda foram acusados de ameaçar e extorquir voluntários da plataforma em Hong Kong, contrários ao governo chinês. Segundo o site Hong Kong Free Press, que havia denunciado os problemas em julho, alguns deles sugeriram divulgar dados dessas pessoas e denunciá-las à polícia local.

A enciclopédia colaborativa foi lançada em 2001.

Além de pressionar pelo uso da mídia estatal chinesa como fonte confiável de notícia na redação de artigos relacionados aos protestos em Hong Kong, os infiltrados também estariam agindo em outra área. Havia a preocupação de que eles estivessem manipulando as eleições para novos administradores do serviço colaborativo.

Grupo contesta banimento

Integrantes do WMC criticaram as ações da fundação, sediada nos Estados Unidos, afirmando que elas foram baseadas em denúncias não comprovadas. O grupo também reclama da ausência do direito de resposta dos editores banidos e acusa a Wikimedia de tentar eliminar a comunidade chinesa do serviço.

Uma sessão pública que acontecerá em breve tratará das exclusões, além de discutir formas de evitar a “captura da comunidade” e realizar eleições justas. Conforme Dennis, os voluntários precisam ter a confiança de que não há fraude na escolha de novos membros.

 

O banimento de usuários e a revogação de acesso são medidas relativamente raras na plataforma. Com os casos mais recentes, a Wikipedia baniu um total de 93 usuários desde 2012.


Fonte:
Engadget, Fundação Wikimedia, BBC, Hong Kong Free Press

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem