Como escolher o melhor processador para seu PC? Saiba os detalhes importantes

Entre os diversos componentes importantes para serem avaliados antes de comprar um computador ou aprimorá-lo, o processador é um dos que mais deve ter sua atenção, já que ele é o responsável por melhorar o desempenho.


Assim, além de considerar para que fins você deseja utilizar o PC, vale a pena mensurar até quanto você quer gastar, já que esses chips podem alcançar preços relativamente salgados.

Atualmente, as grandes fabricantes de processadores do mercado são a AMD e a Intel, que oferecem, respectivamente, produtos da linha Ryzen e Core i. E apesar de, na prática, as marcas apresentarem propriedades semelhantes, esses modelos se destacam por possuir particularidades. Sendo assim, conheça abaixo o que deve ser avaliado para escolher o melhor processador para seu PC.

Se há gráficos integrados

Especialmente para os usuários que gostam de jogar ou que trabalham com edição, escolher um processador com gráficos integrados pode ser uma boa solução, já que muitas vezes possuir Intel UHD Graphics ou Radeon equipados pode melhorar o setup ou, até mesmo, prevenir gastos com uma GPU separada. Para o uso diário ou focado na produtividade, muitas vezes não é necessário ter uma placa gráfica dedicada, e vários modelos de processadores já suportam tecnologias como 4K, multitelas ou outros serviços mais pesados.


Relação entre núcleos e velocidade

Com o avanço da tecnologia, é importante adquirir produtos de processamento com vários núcleos. Modelos quad-core em diante, além de contribuir com a melhoria da taxa de transferência (contada em GHz), podem melhorar significativamente a realização de tarefas mais exigentes. Além disso, o clock-base, que é a velocidade na qual a CPU se comunica com os chips da mesma família ao seu redor, é outro ponto que deve ser considerado.

Definir para qual fim o computador é utilizado

Dependendo do uso principal de seu computador, o processador escolhido será determinante para o desempenho adequado a esse fim. Dessa forma, quem trabalha com edições deve adquirir um chip com vários núcleos e com um preço mais elevado, enquanto o público gamer, especialmente o mais dedicado, deve investir em um processador que funciona paralelamente a uma placa gráfica e que tenha suporte a overclock, ou seja, à capacidade de alterar configurações internas para atingir velocidades superiores.


Consumidores que usam máquinas para atividades diárias estão mais livres para escolher processadores de entrada, porém um modelo mais recente (como Core i5, Ryzen 5 ou superior) pode contribuir ainda mais para a navegação, reprodução de mídias, tarefas de escritório e muito mais.

Compatibilidade com o hardware

Os componentes do computador trabalham juntos, como um sistema integrado,  e quanto maior for a compatibilidade entre eles, maiores as chances do desempenho ser otimizado. Assim, antes de adquirir um processador, é importante estudar se é possível encaixá-lo na placa-mãe ou se funciona no soquete. Felizmente, é possível conferir na internet toda a lista de suporte.

Sugestões de processadores

Processador Intel Core i5-10400F, Cache 12MB

Imagem: Processador Intel Core i5-10400F, Cache 12MB

Processador Intel Core i5-10400F, Cache 12MB

Processador Intel Core I5-10400F, Cache 12MB, 2.9GHz (4.3GHz Max Turbo), LGA 1200.

O i5-10400F é um processador gamer com bom custo-benefício equipado com 6 núcleos e 12 threads. Além da frequência base de 2,9 GHz, o chip vem com frequência turbo máxima de 4,30 GHz, e é compatível com memórias DDR4-2666 de até 128 GB e com tecnologias de monitoramento térmico. O processador não vem com placa gráfica integrada, sendo necessário trabalhar com uma GPU paralela.

Processador AMD Ryzen 5 3600, Cache 32MB

Imagem: Processador AMD Ryzen 5 3600 Cache 32MB

Processador AMD Ryzen 5 3600 Cache 32MB

Velocidades mais elevadas, mais memória e largura de banda mais ampla do que as gerações anteriores. Processadores AMD Ryzen™ de 3ª geração com núcleo “Zen 2” de 7 nm² define o padrão para alto desempenho.

Processador intermediário bem avaliado, o Ryzen 5 3600 conta com 6 núcleos e 12 threads, além de uma memória cache de 32 MB. O chip vem desbloqueado para todos os sistemas operacionais e permite habilitação de overclock, trazendo uma taxa de transferência base de 3,6 GHz e turbo de até 4,2 GHz.

Processador Intel Core i7-9700K Coffee Lake 4.9GHz 12MB

Imagem: Processador Intel Core i7-9700K Coffee Lake 4.9GHz 12MB

Processador Intel Core i7-9700K Coffee Lake 4.9GHz 12MB

Gráficos Integrados: Chipset gráfico- Gráficos Intel UHD 630 / Velocidade base do clock: 1200 MHz.

O potente processador de 9ª geração da Intel é equipado com 8 núcleos e traz compatibilidade com memória DDR4 SDRAM, além de possuir placa gráfica Intel UHD 630 de 1200 MHz integrada. O i7 garante taxas de transferências de 3,6 GHz e suporte para até 4,9 GHz em modo turbo.

Processador Intel Core i9 10900x Série X

Imagem: Processador Intel Core I9 10900x Serie X

Processador Intel Core I9 10900x Serie X

Série X ultrapassa os limites do desempenho e foi projetada para os avançados fluxos de trabalho criativos avançados, que variam de acordo com a necessidade: edição de fotos e vídeos, efeitos visuais, gráficos de movimento, desenvolvimento de jogos e animação em 3D.

Dedicado para gamers de títulos mais recentes, o i9 Série X é um poderoso processador de 10 núcleos e 20 threads, equipado com a avançada tecnologia de frequência turbo 3.0 (até 4,70 GHz) e tendo como base a taxa de 3,70 GHz. O componente suporta quatro memórias DDR4-2933 com capacidade máxima de até 256 GB e habilita inúmeras tecnologias de aceleração da Intel.

Processador Intel Core i7-11700K 3.6 Ghz Lga 1200 16 Mb

Imagem: Processador Cpu Intel Core I7-11700K 3.6 Ghz Lga 1200 16 Mb

Processador Cpu Intel Core I7-11700K 3.6 Ghz Lga 1200 16 Mb

Processador Cpu Intel Core I7-11700K 3.6 Ghz Lga 1200 16 MB.

Artigo premium para os usuários de PC, o processador i7 de 11ª geração está na família dos produtos mais modernos da marca e é dedicado para a produtividade e entretenimento. Com ele, usuários podem alcançar frequências base de até 3.6 GHz e turbo de até 4.9 Ghz, tudo em um componente de 8 núcleos, 16 threads e suporte à PCIe Gen 4.0, considerado o padrão mais rápido para GPUs e SSDs.



Fonte:
Intel, AMD

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم