PIX: bancos querem regras flexíveis para impedir golpes, roubos e sequestro

Um grupo de instituições bancárias que atuam no Brasil está solicitando ao Banco Central do Brasil (BC) uma flexibilização no regulamento do PIX, a plataforma instantânea de transferência de dinheiro por meios digitais.

O motivo é a preocupação com o uso do método em golpes, roubos e sequestros — afinal, o dinheiro é passado rapidamente de uma conta para outra, sem restrição de horários de funcionamento e com limites altos de transferência.

Recentemente, reportagens mostraram como esse tipo de crime está cada vez mais difundido, com números bastante relevantes em algumas regiões, como São Paulo. Com a flexibilização das regras, as instituições buscam formas de evitar os golpes.

O que pode mudar?

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, um dos pedidos envolve a liberdade de negociação de limites entre bancos e clientes — por enquanto, esses valores são os mesmos de outra forma de transferência, o TED, com mudanças apenas mediante pedido do dono da conta.

Além disso, os bancos querem a liberdade de negociar limites por plataforma, ou seja, via computador e celular. A quantidade máxima de envios e dinheiro transferido também pode receber um limite menor em certas faixas de horário, como a madrugada.

Outra demanda envolve o prazo máximo de 24 horas para que o banco aceite um aumento de limite. Atualmente, o reajuste ocorre em apenas 1 hora, permitindo que esse comando seja usado por criminosos para obrigar a vítima a passar ainda mais dinheiro via PIX.

Segundo a reportagem, o BC ouviu as demandas e mantém conversas com as instituições, mas ainda não sinalizou se vai atender a algum dos pedidos.



Fonte:
Folha de São Paulo

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site, Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم