Dia Mundial da Fotografia | Como as selfies evoluíram nos celulares de 1999 a 2021

Como praticamente qualquer inovação, as câmeras eram objetos exclusivos para poucos no século passado. Durante um bom tempo, o ato de registrar fotos era um hobbie bastante caro e feito somente por profissionais, cujos resultados eram colocados em quadros e expostos nas paredes das famílias.

Com o barateamento das lentes e o poder agregador dos celulares, que hoje em dia substituíram calculadoras, bancos, GPS, videogames, leitores digitais etc., a fotografia se popularizou e está a poucos toques à disposição no bolso de bilhões de pessoas ao redor do planeta.

O Vovo GaTu aproveitou esta quinta-feira (19), que é lembrada como o Dia Mundial da Fotografia, para contar um pouco da história das câmeras frontais dos celulares e como elas foram importantes para moldar toda uma cultura. Pois, ele mesmo, teve um Nokia 6111, como seu primeiro celular, e a câmera para aquela epoca, era uma das melhores, pois, tinham os famosos MP4, MP5, MP7 e por ai vai, e nao se comparavam a câmera traseira deste celular!!!

Nokia 6111

Não se sabe quem influenciou quem, mas o fato é que a câmera frontal é uma das principais responsáveis pela popularização das selfies. Os autorretratos explodiram nos anos 2010 junto com as redes sociais, onde era raro não encontrar um perfil de uma pessoa que não tivesse uma foto tirada por si própria com somente o rosto enquadrado.

Por causa da importância dos devices, nós listamos dez aparelhos que contam um pouco da história da revolução tecnológica que o mundo viveu nas últimas décadas. Então, provavelmente, voce pode ter visto, conhecido ou até mesmo teve um outro que não esta nesta lista.

  • Kyocera Visual Phone VP-210 (1999)

O Visual Phone VP-210, da marca japonesa Kyocera, foi o primeiro modelo de celular com câmera embutida do mundo. Lançado em 1999, ele tinha um design bastante esquisito, com a lente na parte frontal do aparelho.


Apesar de outros modelos terem tido protótipos em anos anteriores, o Visual Phone VP-210 foi o primeiro a ser comercializado para o público geral.

  • Sony Ericsson Z1010 (2003)

Com a tradicional e esperada evolução da tecnologia, foi lançado, em 2003, o Sony Ericsson Z1010. O aparelho do formato flip (que fazia bastante sucesso no início dos anos 2000) tinha uma câmera frontal que poderia ser utilizada inclusive para videochamadas quando estava aberto.

Ele foi um dos produtos mais vendidos no período, ajudando a catapultar a Sony Ericsson como uma das marcas mais importantes do setor naquela década.

  • Motorola Razr V3 (2004)

Boa parte dos brasileiros que estão pelo menos na casa dos "30 e poucos" se lembra do Motorola Razr V3. O aparelho exalava um "ar de ostentação", principalmente por causa de seu formato flip considerado grande (já que na época os consumidores ainda preferiam modelos menores).

Com uma câmera VGA e zoom de 4x, pode-se dizer que a "era das selfies" começava ali.

  • Sony Ericsson W300i (2006)

O Sony Ericsson W300i foi lançado em 2006, em um período crucial para a indústria de eletrônicos. Com mais de 15 milhões de unidades vendidas, ele ajudou a tornar os aparelhos celulares mais populares do que as câmeras digitais.

Também em formato dobrável, ele tinha uma câmera VGA que podia gravar vídeos com resolução 176 × 144 (3GP) e fotos em 640 x 480.

  • iPhone 4 (2010)

Apesar de entrar no mercado mobile em 2007, quando os aparelhos já tinham câmeras embutidas, a Apple só lançou o seu primeiro telefone com câmera frontal em 2010, no iPhone 4.

O sensor era VGA, gravava vídeos em 720p a 30 FPS, tinha acesso ao FaceTime e suporte a videochamadas.

  • Oppo N1 (2013)

A Oppo, marca chinesa ainda desconhecida do grande público brasileiro, lançou em 2013 o primeiro celular com câmera giratória: o Oppo N1.

O aparelho foi lançado com uma câmera de 13 MP que pode simplesmente ser rotacionada, se transformando em frontal.

  • Essential Phone (2017)

Com os smartphones já transformados em itens essenciais, o cofundador do sistema operacional Android, Andy Rubin, lançou em 2017 o Essential Phone.

Apesar de não ter tido o sucesso que se esperava, o produto foi o primeiro celular mainstream a apresentar a câmera frontal no formato "notch".

  • ZTE Axon 20 5G (2020)

A chinesa ZTE lançou no ano passado o ZTE Axon 20 5G, o primeiro celular com câmera de selfie sob a tela.

Mesmo também não tendo sido um sucesso comercial, ele apresentou ao mundo a possibilidade de retirar os notches da tela e esconder a lente sob o display, o que aumenta o aproveitamento de espaço.

  • Mi Mix 4 (2021)

Representante de uma das empresas mais relevantes da atualidade no mercado de smartphones, o Mi Mix 4 foi anunciado oficialmente em agosto de 2021.

A Xiaomi chegou a dizer que o aparelho, que tem uma câmera de selfie debaixo da tela, teve mais de 400 mil encomendas poucos dias após a abertura da pré-venda.

  • Galaxy Z Fold 3 (2021)

Outra companhia relevante nos dias modernos, a Samsung mostrou ao mundo em 11 de agosto o Galaxy Z Fold 3.

O modelo dobrável tem uma câmera de 4 MP que está escondida sob o display.



Fonte:
Tech.Co, Wikipédia, Android Authority, Oppo, Digital Trends, Lava Mobiles

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site, Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem