Neve, geada e frio é a Maior do ano: Onda de ⛄frio chega com geada forte com mínima de -1,5ºC em alguns pontos do pais 🌎

A previsão é de que esta seja a maior onda de frio do ano até o momento.

Previsão é de frio intenso no Centro-Sul do Brasil entre os dias 28/7 a 1º de agosto; SC poderá ter pico de -10ºC e RS de -9ºC, segundo agências de meteorologia

A terceira do ano, a nova onda de frio chega nesta semana. A forte frente fria associada a uma massa de ar frio de origem polar avança pelo país e deve ser a maior do ano até agora.
Poderá ser a massa de ar frio mais forte de 2021 até agora, descreveu a Clima tempo em seu boletim meteorológico desta segunda-feira (26).

Para a MetSul, as temperaturas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina "devem figurar entre as mais fortes da história recente" dos estados.Em MS, há possibilidade de geada e temperaturas negativas. Campo Grande pode bater o recorde de frio neste ano.
O resfriamento sobre os estados da Região Sul, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul, em áreas do centro-sul do Rio De Janeiro, centro-sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, sul de Goiás, sul e oeste de Mato Grosso será intenso nos últimos dias de julho de 2021.

Apesar da previsão de neve e temperaturas negativas no sul e sudeste, ao menos 12 Estados, além do Distrito Federal, terão dias de frio intenso entre esta terça-feira (27) e sexta-feira (30).

Os Estados que terão quedas bruscas de temperatura são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Acre e sul do Amazonas, de acordo com a Clima tempo.

Neve e temperaturas negativas na região Sul

O ar polar começa a ingressar no Rio Grande do Sul no decorrer da terça-feira (27), quando se espera que as mínimas ocorram à noite, quando vai começar a ficar muito frio. Na quarta-feira (28), o ar polar rapidamente toma conta do sul do país e chega ao Centro-Oeste e ao sudeste do país.

Meteorologistas do Clima tempo apontam que o ar frio intenso vai favorecer a ocorrência de precipitação, incluindo queda de neve em alguns pontos do país. Em Mato Grosso do Sul, não há previsão de neve, mas a geada deve ser registrada em diversos municípios, além da previsão de temperaturas negativas. A frente fria chega ao Brasil nesta segunda (26), mas o ar frio se espalha na terça-feira (27).

De acordo com os principais institutos de meteorologia e climatologia do país, uma grande e forte frente fria, associada a uma massa de ar frio de origem polar muito forte – possivelmente a maior do ano até o momento – irão ocasionar quedas bruscas na temperatura em algumas regiões.

Meteorologistas indicam que o frio será intenso em algumas partes do pais. “Temperatura negativa, frio intenso, sensação térmica de muito frio, geada moderada a forte, vento moderado a forte, chuva moderada a forte, acentuada queda do nível de umidade no ar”, preveem especialistas do Clima tempo.

Apesar de ter sido apontada como a maior onda de frio do século no Brasil, o especialista da Estação Meteorológica Uniderp ressalta que as informações se referem ao sul do país, onde há previsão de neve. “Haverá massa de ar polar fria, mas os valores indicam temperaturas abaixo de 10ºC. Esses valores citados [sobre o maior frio do século] podem ser referência para o sul”, esclarece Natálio Abrahao Filho.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima) informa que a massa de ar polar avança pela região sudoeste do Estado a partir de terça (27), mas se espalha ao longo da semana. Os dias de frio intenso devem ser registrados entre quarta (28) e sexta (30). “Existe a probabilidade para geadas principalmente na região sudoeste, sul da região pantaneira e sul da região leste”, enfatizou a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes.

Os dados da Estação Meteorológica Uniderp apontam que Ponta Porã em Mato Grosso do Sul deve registrar geada forte com previsão de -1,5ºC em algumas regiões do pais. Já em alguns estados de Minas Gerais, além da baixa temperatura, a sensação térmica será mais sentida pela população, principalmente entre quinta-feira (29) e sábado (31), com temperaturas mínimas podendo atingir até 8°C aqui na região.

Instituto Nacional de Meteorologia prevê que a semana em Minas Gerais vai continuar com clima frio e seco. Geada pode se repetir no Sul do estado.

A temperatura mínima esperada em Minas Gerais é de 3º C. Segundo o Inmet, há “perigo potencial” de geada e risco leve de perda de plantações no Sul e no Sudoeste de Minas e também na Serra da Mantiqueira

  • Por que está tão frio no Brasil?
O avanço de uma massa de ar polar que saiu da Argentina em direção aos países vizinhos faz a população sentir com mais força a chegada do inverno ao Brasil. Houve até neve, por três dias seguidos, em algumas áreas de maior altitude do Sul do país.
  • Onde vai fazer mais frio no Brasil?
As regiões que devem ter as temperaturas congelantes estão em altitude acima de 1.800 metros, como o Morro da Igreja, em Santa Catarina. Por lá, os especialistas projetam sensação térmica entre -20°C e -25°C.
  • Qual foi a menor temperatura registrada no Brasil 2021?
A temperatura mais baixa do Brasil, em 2021, foi registrada justamente no local: 14,8 graus negativos, na estação do Campo Belo, do Parque Nacional, no dia primeiro de julho. Já o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 9,9 graus negativos no mesmo dia.

Risco de morte?

Informações do Clima tempo indicam que o frio será intenso nos últimos dias do mês de julho. “A sequência de dias gelados poderá causar, direta ou indiretamente, a morte de pessoas em situação vulnerável e de moradores de rua, quer por hipotermia ou uso de aquecedores inadequados, fogareiros, pequenas fogueiras à base de algum combustível. Atenção especial com as pessoas idosas e crianças”, alertaram especialistas.


Fonte:
Vovo GaTu, Bonito Net, CNN Brasil,

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site, Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم