Dia Mundial do Rock: 10 melhores documentários sobre rock and roll

Apesar de ser divulgado como o Dia Mundial do Rock, a data comemorativa, na verdade, só existe no Brasil. Criada por duas rádios paulistas nos anos 1990, o dia 13 de julho ficou marcado no calendário musical do nosso país por relembrar a realização do Live Aid, um festival ocorrido em 1985, na Inglaterra.

Mesmo assim, se você gosta de música e quer aprender mais sobre o rock and roll, aproveite essa lista repleta de documentários super interessantes relacionados ao assunto.

Confira!

10. Sepultura Endurance

(O2 Play/Reprodução)
(O2 Play/Reprodução) Fonte:  O2 Play 

Disponível na Netflix, o documentário sobre a banda brasileira Sepultura foi lançado em 2017. O longa apresenta um panorama histórico sobre os integrantes, as músicas, o sucesso e as influências que a banda cultivou durante sua jornada, afinal, são 30 anos de estrada. Um fato interessante é a participação de diversas estrelas do rock contemporâneo internacional, que comentam suas faixas favoritas da banda.

9. Let It Be

(Apple Records/Reprodução)
(Apple Records/Reprodução) Fonte:  Apple Records 

Apesar de muita gente não ter assistido a esse documentário dos Beatles, suas cenas se tornaram bastante famosas com o passar do tempo, justamente por conta da influência exercida pela banda desde os anos 1960.

Em Let It Be, o quinto filme oficial do grupo, Paul McCartney, John Lennon, Ringo Starr e George Harrison são vistos tocando juntos pela última vez. Esse registro histórico consiste também em uma apresentação surpreendente que teria ocorrido no telhado do estúdio da banda em Saville Row.

8. Keith Richards: Under the Influence  

(Netflix/Reprodução)
(Netflix/Reprodução) Fonte:  Netflix 

Produzido e distribuído pela Netflix, esse documentário apresenta o icônico guitarrista Keith Richards, dos Rolling Stones, enquanto desenvolve seu primeiro projeto solo depois de duas décadas sem produzir nada (ou quase nada).

Por meio de relatos do próprio músico, contrastando com outros depoimentos, o cineasta Morgan Neville desenvolve uma visão única sobre como Richards se tornou um nome tão importante para o rock and roll.

7. Don't Look Back

(Cine Art Pictures/Reprodução)
(Cine Art Pictures/Reprodução) Fonte:  Cine Art Pictures 

Servindo como um registro da turnê homônima de Bob Dylan, ocorrida em 1965, o filme dirigido por D. A. Pennebaker foi lançado em 1967.

Dessa forma, há muitas sequências visuais interessantes, que mostram aos fãs do gênero como o artista teria se consolidado. Há discussões, fugas inesperadas de jornalistas e muita música neste documentário imperdível.

6. Rock In Rio 30 Anos

(Multishow/Reprodução)
(Multishow/Reprodução) Fonte:  Multishow 

Em 2015, um dos maiores festivais de música do mundo comemorava 30 anos de existência. O Rock In Rio, idealizado por Roberto Medina, marcou uma geração de amantes do gênero musical, além de apresentar muitas bandas ao público. Por meio de relatos curiosos e outros mecanismos narrativos, o diretor Daniel Ferro conduz um filme repleto de testemunhos marcantes e cheio de nuances.

5. Metallica: Some Kind of Monster

(Paramount Pictures/Reprodução)
(Paramount Pictures/Reprodução) Fonte:  Paramount Pictures 

Os cineastas Joe Berlinger e Bruce Sinofsky desenvolveram um filme verdadeiramente icônico a partir de uma das bandas mais influentes do mundo.

Por mais que a ideia inicial fosse apresentar alguns detalhes sobre a turnê que o grupo fazia no início dos anos 2000, o que os espectadores assistem é uma verdadeira crise existencial, provocada principalmente pelo baterista Lars Ulrich e suas inúmeras queixas com relação aos outros integrantes.

4. The Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story

(Netflix/Reprodução)
(Netflix/Reprodução) Fonte:  Netflix 

Embora Bob Dylan já esteja presente nessa lista com um filme super potente, no ano passado, o cineasta Martin Scorsese lançou esse documentário na Netflix contando com uma narrativa única a partir de 90 horas de material filmado durante a lendária turnê Rolling Thunder Revue, ocorrida em 1975. Dessa forma, por meio da montagem, há a construção de uma história verdadeiramente cativante sobre esse grande ícone da música.

3. Janis Joplin: Little Girl Blue

(FilmRise/Reprodução)
(FilmRise/Reprodução) Fonte:  FilmRise 

Com uma voz única e inconfundível, Janis Joplin marcou seu nome na história, mesmo tendo falecido prematuramente aos 27 anos. Com a visão colaborativa de Cat Power, a cineasta Amy Berg constrói um retrato interessante sobre a jovem que se destacou por conta de sua paixão pela música. Há também depoimentos, imagens de arquivos e entrevistas realizadas com a cantora.

2. Ziggy Stardust and the Spiders From Mars

(20th Century Fox/Reprodução)
(20th Century Fox/Reprodução) Fonte:  20th Century Fox 

Considerado por muitos como um dos artistas mais completos do mundo, mais uma vez D.A. Pennebaker desenvolveu um documentário ilustre.

Mesmo que soubesse pouco sobre a música de David Bowie antes de segui-lo pela turnê homônima, seu trabalho com a captura das imagens demonstra um verdadeiro comprometimento com o rock and roll. Em meio ao registro completo do show, há também detalhes impressionantes sobre a rotina de Bowie.

1. Woodstock - 3 Dias de Paz, Amor e Música

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)
(Warner Bros. Pictures/Reprodução) Fonte:  Warner Bros. Pictures 

Fechando a lista, um documentário sobre um dos maiores festivais que já aconteceram no mundo musical. Woodstock realmente marcou uma série de pessoas e foi eternizado na memória dos amantes do rock and roll em um documentário delicadamente profundo.

Dirigido por Michael Wadleigh e vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 1971, o filme apresenta imagens tocantes sobre as apresentações do festival, além de fornecer uma visão única sobre os acontecimentos históricos do evento.



Fonte:
GQ Rolling Stone

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site, Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem