Criminoso explica que 'invade' iPhone usando o chip em outro celular

Uma onda de crimes invadiu São Paulo, principalmente a capital, no último mês: cidadãos tiveram seus celulares roubados e logo depois suas contas bancárias esvaziadas. Após uma das maiores operações organizadas pela polícia paulista contra as quadrilhas no final de 2020, um dos criminosos disse que era capaz de desbloquear qualquer modelo de iPhone, "do 5 ao 11".

De acordo com Fabiano Barbeiro, responsável pela prisão da quadrilha, para conseguir "desbloquear" os aparelhos, os criminosos retiravam o chip e o inseriam em outro dispositivo desbloqueado.

A partir dali, era feito um levantamento das redes sociais, utilizando o número de telefone, em busca de informações sobre o dono do aparelho e dados como endereço de e-mail.

Com o endereço de e-mail em mãos — que priorizava extensões como @gmail.com e @icloud.com —, eles baixam os arquivos da nuvem e passavam a procurar informações ligadas à palavra "senha". Também foi dito que os criminosos facilmente encontravam dados de acesso ao celular e às contas bancárias.

Roubo de iPhones

Ao adquirir as informações, eles devolvem o chip para o aparelho original e entregam ao membro da equipe que é responsável pelos acessos, transferindo o máximo de dinheiro que pudessem para contas de laranjas.

A Apple, que tem sido tão presente na luta pela proteção de dados pessoais, informou que não comentará o caso.

O Procon-SP tem cobrado medidas de empresas de telefonia e bancos. Uma vez que, depois da polícia, elas são as principais preocupadas com os ataques, considerando possíveis ações judiciais e ressarcimento. A fundação ainda tem mantido programas de orientações aos consumidores.

Uma pesquisa realizada pelo Mobile Time cita que mais de 60% dos brasileiros tiveram seus celulares roubados. De acordo com a averiguação do Folha de S. Paulo, sete  de oito vítimas do esquema eram usuárias de iPhone, dos modelos 10 e 11. Questionada nesta terça-feira (6), a Apple informou que não comentará o ocorrido.


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site, Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem