Spotify: Faz Podcast? Saiba como subir para a plataforma streaming

Streaming de música mais popular do mundo, o Spotify possui um vasto catálogo à disposição dos usuários, com mais de 70 milhões de faixas para ouvir. Mas além das canções, a plataforma também tem investido bastante em um outro formato de áudio nos últimos anos, o podcast.

Contando com uma grande variedade de canais e episódios, o serviço está se tornando um dos apps mais procurados para ouvir podcasts. 
Diante da popularidade, os podcasters (produtores de conteúdo) têm no Spotify uma alternativa interessante para publicar seus programas e divulgá-los para uma potencial massa de ouvintes.

O que é um podcast?

O podcast é um programa de áudio sob demanda, para você ouvir quantas vezes quiser, ao contrário do rádio convencional com as suas transmissões ao vivo. Ele pode ser encontrado em sites e plataformas de streaming, para escutar online a qualquer momento e lugar, mas também há a possibilidade de baixar os arquivos e ouvir mesmo se estiver offline.

 

Surgido no início dos anos 2000, o formato é bastante eclético, possibilitando a criação de conteúdos para os mais variados tipos de assuntos. De games a filmes, passando por política, tecnologia, música, esportes e culinária, há podcasts para todos os gostos e estilos, e você normalmente não precisa pagar nada para ouvi-los.

Qualquer pessoa pode criar um podcast e publicá-lo gratuitamente no Spotify.

Como funciona o Podcasters Spotify?

Com a popularização do formato no Spotify, que deve ultrapassar o Apple Podcasts em quantidade de ouvintes ainda em 2021, o streaming criou uma plataforma exclusiva para os produtores de conteúdo. Por meio dela, é possível gerenciar programas e episódios, promovê-los, acompanhar a quantidade de reproduções, a audiência e muito mais.

 

Disponível inclusive para os usuários gratuitos, o Podcasters Spotify permite publicar seus programas de áudio no app, de maneira fácil e rápida. Ele traz ainda ferramentas para a criação de podcasts como o Soundtrap, para gravar, editar e organizar os arquivos de áudio, e o Anchor.

A plataforma podcasters Spotify facilitou o trabalho dos criadores de conteúdos.

E para os produtores interessados em gerar receitas, o streaming também conta com uma tecnologia de inclusão de anúncios em podcasts. Chamada Spotify Podcast Ads (SAI), ela realiza inserções de forma automática em meio às gravações, com base nas informações do ouvinte.

 

Agregadores compatíveis com o Spotify

Para fazer o upload de um podcast no Spotify, os arquivos de áudio precisam estar hospedados em um agregador compatível, já que o streaming não disponibiliza este tipo de serviço. A plataforma escolhida para armazenar os dados vai gerar um link que permitirá alimentar o Spotify Podcasters com as informações sobre o programa.

A distribuição destes dados (áudio, imagens e o texto com a descrição dos episódios) acontece por meio de um feed RSS, disponível no site em que o podcast fica armazenado. É fundamental preencher as informações solicitadas corretamente, para que o seu programa seja encontrado facilmente.

 

Os agregadores de podcast compatíveis com o Spotify são os seguintes:

  • Acast
  • Anchor
  • Audioboom
  • Backtracks
  • Blubrry
  • Buzzsprout
  • Castos
  • Captivate
  • Fireside
  • iono.fm
  • LibSyn
  • Megaphone
  • Omny
  • Pinecast
  • PodBean
  • Podcaster.DE
  • Podiant
  • Podigee
  • Podomatic
  • RedCircle
  • Simplecast
  • Spreaker
  • Transistor
  • Whooshkaa

Os seus arquivos devem estar hospedados em um destes serviços antes do cadastro no streaming, lembrando que o SoundCloud não possui compatibilidade com o Spotify.

Como colocar podcast no Spotify?

Após se cadastrar em um dos agregadores parceiros da plataforma, siga estes passos para subir podcast no Spotify:

1. Acesse o site do Podcasters Spotify e clique em “Começar”;

2. Faça login com a sua conta do Spotify ou crie uma na hora, caso não tenha, na opção “Inscrever-se no Spotify”;

3. Depois de logar no serviço, clique em “Começar”, dentro do Podcasters;

4. Cole, no campo específico, o link do feed RSS da plataforma em que o seu podcast está hospedado. As informações serão carregadas e exibidas à direita da tela. Se estiver correto, clique em “Avançar”;

Fazendo o cadastro do podcast no Spotify.

5. Um e-mail de verificação será enviado ao endereço do feed RSS. Há um código de oito dígitos na mensagem, que deve ser copiado e colado no formulário de envio;

6. Agora, informe os dados do seu podcast, digitando detalhes como país, idioma e categoria, conforme o tema abordado (música, esportes, tecnologia, humor etc). Clique em “Avançar”;

7. Revise as informações que você acabou de passar à plataforma e clique em “Avançar”;

8. O Spotify vai analisar os dados e, na sequência, disponibilizar a URL do seu podcast, possibilitando o acesso ao painel de controle do Podcasters.

Feito isso, o programa estará disponível no streaming para milhões de ouvintes, ressaltando que pode demorar algumas horas até ele aparecer no app e poder ser encontrado.


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.


Herley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem