TikTok é processado na União Europeia por anúncios para crianças

A Comissão Europeia anunciou nesta sexta-feira (28) a abertura de processo contra o TikTok, motivado pela suposta utilização de anúncios comerciais disfarçados que têm como público-alvo as crianças.


Segundo a entidade, o app de vídeos teria violado as leis do bloco ao não proteger o público infantil deste tipo de conteúdo.

Na ação, aberta após reclamações de grupos de consumidores da União Europeia, a plataforma pertencente à empresa chinesa ByteDance é instigada a rever suas práticas comerciais e termos de uso. Em caso de não cumprimento das medidas acordadas, o app estaria sujeito a sanções, incluindo a aplicação de multas.

Segundo o comissário europeu da justiça Didier Reynders, o acesso contínuo à internet, provocado pela pandemia de covid-19, deixou os públicos vulneráveis ainda mais expostos. “Na União Europeia, é proibido atingir crianças e menores com publicidade disfarçada, como banners em vídeo”, lembrou a autoridade.

Com o início dos diálogos formais entre a entidade e a empresa, o app agora tem um mês para se pronunciar. Até o fim deste prazo, a plataforma deverá dizer se concorda ou não em se adaptar à legislação do bloco de países em relação à proteção do consumidor.


O que diz o TikTok?

O TikTok divulgou nota informando já ter tomado medidas para proteger os usuários mais jovens na plataforma. Entre as ações informadas, a empresa diz ter colocado em modo privado as contas de todos os menores de 16 anos, desativando o acesso delas às mensagens diretas.

As mudanças incluíram ainda a proibição de compra, envio e recebimento de presentes virtuais pelos menores de 18 anos. Há, também, políticas mais rigorosas em relação à publicidade direcionada aos mais jovens, conforme a ByteDance.

Líderes das negociações, a Agência Sueca do Consumidor e a Comissão Irlandesa de Proteção ao Consumidor seguem discutindo o processo com a companhia.


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.


Herley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------

Fonte
:

أحدث أقدم