Intel está usando inteligência artificial para deixar ‘GTA V’ mais realista

Um dos aspectos mais impressionantes de ‘Grand Theft Auto V‘ (‘GTA V’) é como a San Andreas do jogo parece com a cidade do sul da Califórnia na vida real. Agora, um novo projeto de aprendizado de máquina (machine learning) da Intel Labs pode permitir gráficos foto-realistas nos games em um futuro próximo.

Chamada “Enhancing Photorealism Enhancement”, a tecnologia pode levar o realismo para uma forma fotorrealística até “perturbadora”, de acordo com o grupo de pesquisadores da Intel que trabalha no projeto.

Stephan R. Richter, Hassan Abu Alhaija e Vladlen Kolten criaram um visual que tem semelhanças inconfundíveis com os tipos de fotos que você pode tirar casualmente através da janela de um carro 

Com o uso de inteligência artificial (IA), a ferramenta analisa todos os frames do jogo (no caso do vídeo acima, ‘GTA V’), comparando-os depois com fotografias reais de uma base de dados de várias cidades. Em seguida, escolhe as imagens que mais se assemelham às cenas do jogo e aplica melhorias em cada um dos frames, tornando-o mais realistas.

Mesmo não sendo mais nítida que um game comum, a imagem aprimorada pela Enhancing Photorealism Enhancement é capaz de confundir até mesmo um olho bem treinado. Os artifícios usados incluem borrões e sujeira que normalmente é difícil reproduzir em gráficos 3D ou em resolução 8K, além de brilhos e reflexos posicionados estrategicamente pela IA.

E isso ocorre, segundo os pesquisadores, porque as melhorias aqui “vão além do que outros processos de conversão fotorrealística” são capazes de fazer, visto que a tecnologia da Intel é capaz de integrar também informações geométricas do próprio ‘GTA V’. Os chamados “G-buffers”, como o trio chama, podem incluir dados como a distância entre os objetos no jogo e a câmera, além da qualidade das texturas, como o brilho dos carros.


Resumindo: a tecnologia só pode funcionar com o que é recebido. Portanto, ao aperfeiçoar a qualidade do que está sendo alimentado para ela e a maneira como está sendo alimentada, os resultados podem ser melhorados drasticamente.

Mesmo ainda em desenvolvimento, a melhoria no que toca ao realismo do cenário já é clara. E graças às redes neurais junto ao machine learning, a Enhancing Photorealism Enhancement consegue produzir imagens a uma “velocidade interativa”. Ou seja, ao menos na teoria, é possível que a ferramenta consiga atuar em tempo real e melhore por si própria, através de atualizações.

Sendo um projeto ainda experimental, não se sabe se a tecnologia de aprimoramento de imagem encontrará interessados em sua aplicação num futuro próximo. Além do vídeo divulgado, a maioria dos dados e descobertas da equipe do Intel Labs está disponível na página do projeto, em um documento muito mais detalhado.


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.


Herley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم