TrackMania é simples no gameplay, mas bem confuso na monetização

Quem já jogou algum título da longeva franquia TrackMania sabe bem que o foco da série é totalmente direcionado aos circuitos, desde o processo de criação de uma pista até os desafios de tomada de tempo, revisitando os percursos em busca do domínio deles. No novo jogo lançado pela Ubisoft exclusivamente para PC, esse DNA segue intacto, mas problemas sérios ficam no caminho da diversão, e o remake de TrackMania Nations parece inacabado.


Limitando a comunidade

Logo de cara, os jogadores são confrontados com três opções de pacotes para jogar: Acesso Iniciante (grátis), Acesso Standard (R$ 39,99 ao ano) e Acesso ao Clube (R$ 119,99 ao ano), o que é um pouco confuso, já que é preciso fuçar bastante nos menus para entender o que exatamente você ganha ou perde ao optar por cada nível de conteúdo.
 
Jogar a versão grátis é quase como testar apenas uma demo glamourizada, já que você só pode correr pelas pistas mais básicas. Para ter acesso às ferramentas de edição e comunidade, parte crucial da experiência, é preciso investir dinheiro, o que parece uma limitação ingrata à comunidade, que será a maior responsável pelo sucesso ou pelo fracasso do jogo no longo prazo.
Com acesso a todos os recursos, você consegue não só compartilhar suas criações como também se aventurar pelas melhores obras da comunidade, o que deixa a imaginação correr solta em circuitos extremamente criativos ou em recriações de percursos de outros jogos. Na semana de lançamento já era possível encontrar réplicas de pistas da série Mario Kart, por exemplo, o que é bem legal.

E o conteúdo base, como fica?

Se você jogar TrackMania gratuitamente, vai encontrar um game bem simples e raso, mas capaz de divertir entusiastas de corridas por tomada de tempo. Todos os carros têm o mesmo desempenho, e não dá para tunar ou melhorar a performance de qualquer forma, então o foco está, sempre, em dominar o traçado das pistas.
Há apenas quatro botões para controlar o veículo: acelerador, freio, curva para a direita e curva para a esquerda, mas as pistas oferecem nuances o suficiente para garantir alguma variedade, já que você tem diferentes aderências dependendo da superfície, como terrenos deslizantes cheios de drift, além dos instáveis circuitos de terra, mais difíceis de controlar.
A versão starter de TrackMania traz pouco conteúdo e mais parece uma demo de luxo.
No caminho, também são encontradas rampas para saltos desafiadores, loops ao melhor estilo Sonic e painéis de turbo no chão para acelerar o carro, então volta e meia há pistas incrivelmente divertidas para encarar. Só é uma pena que o jogo grátis se limite às poucas dezenas de opções disponibilizadas pela Ubisoft em rotação periódica.
A cada 3 meses, o tema da temporada muda, e uma nova leva de pistas é destacada, então você nunca fica sem ter onde correr, e é divertido revisitar os circuitos inúmeras vezes, competindo contra o seu fantasma ou contra outros jogadores. Ainda assim, é muito difícil imaginar que esse conteúdo consiga entreter alguém no longo prazo.

Criar e compartilhar

Em TrackMania, os jogadores têm as mesmas ferramentas de criação que os desenvolvedores, o que garante uma coerência interna entre possibilidades, layout e visual das pistas o tempo inteiro. Felizmente, a curva de aprendizado é muito acessível, e mesmo o mais leigo dos criadores consegue montar um circuito em poucos minutos.
Os controles são tão simples quanto as ferramentas de criação.
Tudo é feito com poucos cliques e arrastadas do mouse na medida em que você seleciona os pedaços de pista que deseja usar no menu e os conecta individualmente. Com o botão direito do mouse pode-se mudar o sentido das curvas, e uma aba bem didática permite circular entre os diferentes tipos de terreno ou encaixar checkpoints, pontos de largada, chegada, turbo e muito mais.
Embora só exista um modelo de carro de corrida, você pode personalizá-lo como bem entender, usando diferentes tinturas, textos e até mesmo imagens do computador, o que ajuda a deixá-lo com a sua cara. Novamente, é uma pena que todos esses recursos bem básicos estejam travados atrás de um plano de assinatura anual. Até que a Ubisoft repense seus planos de monetização, é impossível recomendar a versão básica de TrackMania.

Veredito

TrackMania é muito simples por natureza, e tanto os jogadores novatos como os mais hardcore podem se divertir com as corridas focadas no aprimoramento constante dos seus melhores tempos de volta. Criar pistas é simples e intuitivo, mas os desastrosos planos de monetização que travam o já escasso conteúdo do jogo podem limitar a comunidade. Isso é algo preocupante em um título que depende demais da boa vontade dos gamers para prosperar.

"Trackmania tem uma jogabilidade divertida, mas os planos de monetização desastrosos colocam tudo a perder"

Pontos Positivos

  • Controles simples e intuitivos
  • Ferramentas de criação acessíveis

Pontos Negativos

  • Pouco conteúdo na versão básica
  • Nem tanto conteúdo a mais mesmo assinando os planos anuais
  • Alguns menus ficaram com traduções pela metade
  • Só diverte em sessões curtas de gameplay 
Fonte: Voxel
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