Anos 2000: Programas para baixar e ouvir música que eram sucesso na epoca

Relembre serviços famosos como Winamp, Napster, Ares, eMule e outros

Baixar e ouvir música nos anos 2000 não era tão fácil como nos dias de hoje, com apps de streaming e milhares de faixas na Internet, em serviços como Spotify e Deezer.
Nessa época, programas de computador fizeram sucesso por oferecer esses recursos, como o player Winamp, eMule e LimeWire. Alguns deles operavam a partir do protocolo P2P para depois, procurar as canções, baixar em formato mp3 e por fim, reproduzir. Outro obstáculo comum era a lentidão da Internet, além da demanda de um software específico para cada ação. 
 

Apesar da experiência menos agradável em relação às tecnologias atuais, os usuários mantêm uma relação nostálgica com essas ferramentas e canções que marcaram uma geração. Para relembrar essa época, confira na lista a seguir, oito programas usados nos PCs dos anos 2000 para baixar e ouvir música. 

 

1. Ares

Thank you for watching

Ares era muito utilizado nos anos 2000

O Ares ficou popular nos anos 2000 por ser um dos softwares mais utilizados para baixar músicas, apesar de permitir o compartilhamento de vários tipos de arquivo por P2P. Prático e fácil de usar, o programa era considerado um dos melhores da época, por causa da velocidade de transferência de documentos. O app permitia baixar faixas de qualquer lugar do mundo e reproduzir as canções por meio de um player integrado. Recentemente, o serviço foi reformulado, mas não faz tanto sucesso como naquela época. 

 

2. Napster

Napster foi um dos pioneiros em compartilhamento de mp3

Um dos mais famosos programas para baixar músicas, o Napster foi criado em 1999 e rapidamente se difundiu entre os computadores. Em 2001, auge da utilização do serviço, o Napster chegou à marca de oito milhões de usuários diários ativos. O serviço foi descontinuado graças às muitas ações jurídicas relacionadas à distribuição ilegal de músicas pela Internet. O Napster foi repaginado e atualmente tem versões para iPhone (iOS) e Android com 40 milhões de músicas disponíveis por streaming. 
 

3. eMule


Utilizado para baixar músicas, o eMule foi lançado em maio de 2002 e também aplicava o P2P para compartilhar arquivos. Apesar da fama, o eMule perdeu espaço por conta da grande quantidade de vírus espalhados nos arquivos que eram baixados. O declínio teve ainda mais força graças ao surgimento dos torrents. O programa ainda existe e tem uma ferramenta própria para compactar arquivos, com a promessa de downloads mais rápidos. 
 

4. Kazaa

O Kazaa era um dos programas voltados para download de músicas e vídeos com maior destaque na geração Windows XP.

Ele disponibiliza um layout mais moderno com diversos recursos extras, como a criação de playlists e reprodução de áudios enquanto baixava outros arquivos simultaneamente. Semelhante a outros serviços, o funcionamento também foi questionado pelas gravadoras por distribuir músicas ilegalmente.
 

5. Winamp

Concorrente do Media Player na execução de arquivos em mp3 baixados no computador, uma das opções mais utilizadas no Windows era o Winamp. O player era leve, intuitivo e permitia criar playlists, alterar o equalizador, adicionar plugins, personalizar o estilo com skins e trocar as cores.

O programa foi descontinuado em 2013, mas possui uma versão online que simula o mesmo layout de antigamente. 
 

6. Foobar2000

Mais completo e complexo que os demais serviços, o Foobar2000 garantia uma experiência única de som aos usuários do Windows. O player tinha suporte aos formatos mais populares e habilitava personalizar a qualidade do som por meio de equalizadores e correções automáticas do áudio. Também reproduzia músicas de CDs sem travamentos e nem lentidão no PC.

Apesar da interface "futurística" e sem versão em português, o software era fácil de mexer e conquistou o público. 
 

7. Limewire

Semelhante ao Napster e ao Kazaa, o LimeWire também compartilhava arquivos via P2P. Gratuito e fácil de usar, apresentava recursos exclusivos, como busca dinâmica de músicas, reprodução de prévias dos arquivos durante o download, criação de bibliotecas próprias e localização de arquivos raros. Outro diferencial era a possibilidade de dividir canções com amigos específicos e assim, criar uma rede de compartilhamento privada.

Assim como seus concorrentes, foi encerrado a pedido da Associação de Indústria de Gravação dos Estados Unidos por causa de seu conteúdo. 
 

8. Real Player

Outro player prestigiado nos anos 2000 foi o Real Player. Apesar de bastante usado para reproduzir vídeos, também era acessado para reproduzir CDs e ouvir músicas em mp3. O layout básico agradava os usuários por não ocupar a memória dos computadores e, portanto, manter sua velocidade.

O Real Player está disponível até hoje, mas sem a mesma adesão da década passada.



Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site, Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem