OBS Studio: Versão 28 beta é lançado como a Maior Atualização já Feita!

Já temos a versão beta 1 do OBS Studio 28 que promete ser a maior atualização que o software já recebeu, foram feitas mudanças "estruturais" no código, adição de novos recursos e ótimos ajustes.

E foi lançado o OBS Studio 28.0 beta com suporte a cores de 10 bits e codificação de vídeo HDR, port para Qt 6 e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux para testar.

OBS Studio 28 beta lançado com codificação de vídeo HDR

O Open Broadcaster é um software de código aberto e multiplataforma (disponível para Linux, Microsoft Windows e Apple OS X), que permite gravar as atividades da área de trabalho e compartilhá-los ao vivo na web. 

 

Existem muitos programas para capturar e gravar o que acontece na tela do computador para Linux. Até algumas ferramentas para criar GIFs ou mostrar o que acontece no terminal. Mas se houver um programa completo com opções avançadas para profissionais, o OBS Studio.

 

OBS Studio é um programa completo de gravação e streaming de vídeo.


Ele é ideal tanto para gravar tudo que acontece na tela de cursos, tutoriais, fazer upload para plataformas como o YouTube, ou também transmitir o que você faz ao vivo.

E o OBS Studio 28 está chegando e promete ser uma grande atualização para este poderoso e popular software de streaming e screencasting com muitos novos recursos e uma interface renovada.

 

Novidades do OBS Studio 28 beta

O OBS Studio 28.0 acaba de entrar no teste beta público para nos dar acesso antecipado a seus novos recursos incríveis, incluindo suporte a cores de 10 bits e codificação de vídeo HDR, além de novas configurações de formato de cores e espaço de cores para permitir que você ajuste essas opções nas configurações avançadas .


Os desenvolvedores recomendam o Color Format P010 e o Color Space Rec. 2100 configurações PQ para HDR e formato de cor P010 com um espaço de cor SDR para codificação SDR de 10 bits. 

 

No entanto, o streaming HDR só será suportado pelo serviço HLS do YouTube com um codificador HEVC, mas suporta dispositivos de captura de vídeo e a codificação de 10 bits requer um codificador AV1 ou HEVC.

Embora o OBS Studio dê suporte à codificação de vídeo de 10 bits e HDR em todas as plataformas oficiais, incluindo GNU/Linux, a visualização HDR não funciona no Linux e várias entradas e codificadores ainda precisam ser atualizados, esperançosamente antes do lançamento final.

 


A segunda maior mudança na próxima versão do OBS Studio 28.0 é a porta para o mais recente framework de aplicativos Qt 6, prometendo uma interface mais moderna com um novo tema padrão chamado “Yami”.

No entanto, devido a essa mudança, o OBS Studio deixará de suportar todos os sistemas operacionais de 32 bits, bem como os sistemas Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver).

Outras mudanças interessantes incluem suporte para enviar mensagens de bate-papo para o YouTube a partir do OBS, obs-websocket 5.0 como um plug-in primário, saídas SRT/RIST nativas, a capacidade de dividir automaticamente as gravações com base no tamanho ou duração do arquivo e uma nova seção de acessibilidade nas configurações para permitir que você altere as cores de determinados elementos da interface do usuário.

 


Claro, haverá várias outras melhorias, como renderização EGL no Linux para uma melhor experiência, suporte para o formato H.264 na fonte Linux V4L2 (dispositivo de captura de vídeo), layouts multiview sem visualização e programa, a capacidade de centralizar várias fontes, a capacidade de redefinir toda a interface, uma nova opção para buffer de áudio de baixa latência, suporte para opções personalizadas de FFmpeg em fontes de mídia e muito mais.

 

Como instalar o OBS Studio 28 beta

Não há data de lançamento definida para o OBS Studio 28.0, mas uma versão beta já está disponível para testes públicos.

Ele pode ser instalado em qualquer distribuição GNU/Linux como um aplicativo Flatpak executando o comando abaixo em um emulador de terminal.
flatpak remote-add --if-not-exists flathub-beta https://flathub.org/beta-repo/flathub-beta.flatpakrepo
flatpak install flathub-beta com.obsproject.Studio

Além disso, os desenvolvedores fornecem um PPA para usuários do Ubuntu testarem as últimas versões beta. 

 

Basta executar o comando abaixo em seu aplicativo Terminal para adicionar o PPA OBS Studio Beta e instalar o aplicativo. No entanto, observe que esses repositórios ainda não contêm uma versão beta (atualizarei o artigo quando isso mudar).
sudo add-apt-repository ppa:obsproject/obs-studio-unstable
sudo apt install obs-studio

Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem