8 anos de PT: Relembre como Playable Teaser se tornou o 'jogo mais assustador da história’

Em 12 de agosto de 2014, a Konami surpreendeu a indústria dos games com o lançamento de P.T. (Playable Teaser) exclusivamente para PlayStation 4. O projeto encabeçado por Hideo Kojima chamou a atenção pelo clima de terror e os enigmas assustadores dentro de uma jogatina que poderia demorar horas para ser concluída, caso o jogador quisesse explorar todos os detalhes.


Completando 8 anos nesta sexta-feira (12), o game é um dos cases de maior sucesso para apresentar uma ideia, mas que infelizmente não foi para frente por motivos de tretas de bastidores. O Portal Vovo GaTu aproveitou a data para relembrar um pouco dessa história.

 

Para quem esqueceu, PT foi desenvolvido pela Kojima Productions, a partir do Fox Engine, como o objetivo de ser uma espécie de prévia para Silent Hills. Ambos não teriam nenhuma relação canônica, já que o teaser foi pensado como uma experiência interativa para testar ideias para o reboot da franquia de terror.


O teaser jogável, que foi desenvolvido pelo fictício “7780s Studio”, tinha ambientes que utilizavam técnicas foto-realistas e por ser em primeira pessoa, criou uma grande imersão.

 

Os ambientes da casa em que se passe o jogo, incluindo banheiros e quartos escuros, davam o toque de mistério para o enredo. O design de som, incluindo um feto maldito chorando em uma pia, deram o toque final para que a experiência se tornasse única.

Consagrado como uma das principais produções do gênero de terror psicológico, mesmo sendo somente um teaser, PT influenciou vários outros projetos lançados posteriormente como Resident Evil 7, Visage, Layers of Fear, Allison Road, MADiSON e Evil Inside.

 

Cancelamento

Mesmo com a aclamação e o enorme hype gerado em torno de PT, qualquer continuação do projeto foi sepultada. A Konami acabou decidindo cancelar Silent Hills, fato que acabou reverberando no teaser jogável também.

A desenvolvedora “jogou fora” as ideias após a saída de Kojima, que teria brigado com diretores da companhia japonesa. O assunto nunca foi 100% esclarecido e o motivo do desentendimento entre o icônico diretor e a desenvolvedora permanece nebuloso.


A confirmação de que Silent Hills não existiria mais foi dada em 27 de abril por Guillermo Del Toro, cineasta que participaria do projeto, e Norman Reedus, ator de The Walking Dead que faria um papel no título.

A notícia deu muitos fãs órfãos. Mesmo prometendo que a franquia Silent Hill continuaria sendo trabalhada, a Konami ainda não falou publicamente sobre nenhuma outra iniciativa envolvendo o mundo dos Pyramid Head.

 

Ainda é possível jogar PT hoje em dia?

PT foi removido da PlayStation Store em 29 de abril de 2015. Desde então, a demo jogável não está mais disponível oficialmente para download. Por causa disso, quem tem um PS4 e não baixou o jogo na época não consegue jogar PT hoje em dia. Para driblar essa limitação, o que muita gente tem feito é disponibilizar o game de maneira ilegal na internet.

Por causa do fenômeno de popularidade causado pelo lançamento do teaser, PT virou uma espécie de relíquia em consoles. É possível encontrar à venda no Ebay consoles PS4 com PT instalado (supostamente) por preços que chegam a 950 euros (cerca de R$ 5 mil na cotação atual). Portanto, para quem quiser se arriscar e tiver dinheiro sobrando, comprar um PS4 com o demo teaser instalado pode ser uma opção.

 

Mas e aí, quais as suas memórias com PT? Você acredita que ele é o “jogo mais assustador da história”? Deixe o seu comentário no Twitter do Vovo!


Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem