Tecnologia: Cientistas desenvolvem peixe-robô que "come" microplásticos dos oceanos

Para solucionar o problema dos microplásticos que afeta a cadeia alimentar marinha, uma equipe de cientistas chineses trabalha no desenvolvimento de um peixe-robô. Por trás da prova de conceito, a ideia é que a invenção possa nadar pelos mares, enquanto se "alimenta" das minúsculas partículas de plástico.


Publicado na revista científica Nano Letters, o estudo sobre o potencial peixe-robô foi coordenado por pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Polímeros da Universidade de Sichuan, na China. Caso as pesquisas avancem conforme o esperado, esta tecnologia pode revolucionar a forma como lidamos com o plástico e poderá ajudar inúmeras espécies marinhas que estão em risco nos oceanos.

 

“É de grande importância desenvolver um robô para coletar e amostrar, com precisão, os poluentes microplásticos prejudiciais do ambiente aquático”, afirma a pesquisadora e uma das autoras do estudo, Yuyan Wang, para o jornal The Guardian. “Até onde sabemos, este é o primeiro exemplo de tais robôs”, comenta.

Peixe-robô pode ser a solução para controlar os microplásticos nos oceanos, aponta estudo

Como funciona o peixe-robô?

A ideia é que o peixe-robô automotor possa nadar, cobrindo áreas onde a concentração de microplásticos é considerada alta, e que consiga capturar essas partículas plásticas flutuantes apenas da superfície da água. "Além disso, o robô pode absorver poluentes de forma estável e recuperar sua robustez e funcionalidade mesmo quando danificado", explicam os cientistas sobre a capacidade de autorregeneração.

A invenção mede apenas 13 mm de comprimento. Segundo os autores do estudo, "a velocidade [de nado] é comparável à do plâncton, representando o desempenho superior da maioria dos robôs artificiais". Isso significa que ele nada a quase 30 mm por segundo.

 


O peixe consegue adsorver pedaços de microplásticos, porque os corantes orgânicos, antibióticos e metais pesados ​​nos microplásticos têm fortes ligações químicas e interações eletrostáticas com os materiais usados em sua composição. Com isso, eles se atraem.

“Depois que o robô coleta os microplásticos na água, os pesquisadores podem analisar ainda mais a composição e a toxicidade fisiológica dos microplásticos”, acrescenta a cientista Wang sobre mais um de duas funcionalidades.


 

Invenção já pode nadar e comer plásticos no mar?

Vale explicar que, por enquanto, o peixe-robô é apenas uma prova de conceito, ou seja, não será liberado nos mares. Segundo Wang, muitas pesquisas ainda são necessárias para aperfeiçoar a tecnologia até que, um dia, possa ser efetivamente usada para o controle dos microplásticos nos oceanos. “Penso que a nanotecnologia é uma grande promessa para adsorção, coleta e detecção de poluentes, melhorando a eficiência da intervenção e reduzindo os custos operacionais”, completa a cientista.

Fonte:
Nano Letters e The Guardian 

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem