Netflix: ‘Barba, Cabelo & Bigode’: Comédia com Lucas Penteado já está disponível na plataforma streaming

A comédia ‘Barba, Cabelo & Bigode‘, novo longa cômico estrelado por Lucas Penteado, já está disponível na Netflix.

A produção foi lançada no último dia 28 de julho na plataforma de streaming.


Na trama, Richardsson (Lucas) luta para salvar o salão de sua mãe, que está prestes a falir. Em busca de dinheiro para quitar as dívidas, ele embarca numa aventura e descobre seu dom inato de fazer cortes estilizados atraindo clientes de toda a periferia carioca.

 


Em entrevista, Rodrigo França, diretor da nova comédia nacional da Netflix, define o filme como 'muito mais de cura do que de denúncia'; longa estreia nesta quinta

Dirigido por Rodrigo França, o longa trouxe um elenco de peso e majoritariamente negro com nomes como Lucas Penteado, Solange Couto, Juliana Alves, MC Carol e Sérgio Loroza.


As produções nacionais chegam com cada vez mais força ao catálogo da Netflix e, nesta quinta-feira, 28, é a vez de Barba, Cabelo & Bigode estrear no catálogo do streaming.

 

Barba, Cabelo & Bigode se passa no bairro carioca da Penha e acompanha Richardsson, um jovem que acaba de terminar o ensino médio e, contrariando os desejos da mãe, Cristina, quer realizar o sonho de cortar cabelos no salão dela.

Mais do que retratar a popularização da estética black e das barbearias nas comunidades, o filme se propõe a fazer um retrato honesto e afetuoso das múltiplas culturas refletidas nos subúrbios, favelas e periferias.

 

Relembre o trailer:


Em entrevista, Rodrigo, que chegou a viver a adolescência no bairro da Penha, conta que o principal objetivo do filme foi quebrar o pensamento de que a cultura negra "é uma só". "Devemos ser iguais em direitos, mas respeitando a nossa subjetividade, principalmente na negritude", ressalta.

 

Em Barba, Cabelo & Bigode, o diretor teve a preocupação de respeitar a diversidade de corpos, das texturas de cabelo e das variações dos tons de pele no elenco. O esforço em retratar essa multiplicidade se refletiu, até mesmo, na escolha por Lucas Penteado como o protagonista.

Rodrigo chegou a trabalhar com Lucas em Malhação - Viva a Diferença e, além de definir o ator como "alguém que namora a câmera como ninguém", diz que Penteado representou os "vários subúrbios que formam um subúrbio", já que o ator é natural de São Paulo.


"Na Penha, é possível encontrar pessoas do Norte, do Nordeste, do Sul e de outros lugares do Sudeste convivendo e criando uma estética e uma cultura própria", ressalta o diretor.

 

Empoderamento é protagonista em Barba, Cabelo & Bigode

A explosão de buscas por termos que envolvem cabelos afro, crespos e cacheados foi o que definiu o enredo do novo filme da Netflix. Todos os penteados retratados no filme partiram de pesquisas sobre as principais tendências da estética black atualmente.

"A forma como o Richardsson pinta o cabelo de um dos traficantes, por exemplo, eu garanto que vai ser a grande moda do Carnaval em 2023", brinca o diretor.

Mais do que uma questão estética, retratar a beleza de cabelos crespos e cacheados também tem a ver com identidade e "uma luta histórica que se desdobrou hoje", como define Rodrigo.

 


"Existia, ainda bem que no passado, uma regra cultural nos subúrbios em que meninos negros tinham que passar a máquina no cabelo e meninas tinham que alisá-lo. Eu, que tenho 44 anos, conheci a textura do meu cabelo com 36", conta.

A equipe responsável pelos cortes e penteados do filme, em grande parte, é originária de subúrbios e periferias de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. O diretor revela que, em um único dia, os profissionais ficaram responsáveis por 200 cabelos.

"O filme mostra uma beleza muito real. As pessoas vão poder assistir e vão poder replicar cada cabelo e cada maquiagem", afirma.

 

Longa questiona limites da comédia através do humor

Barba, Cabelo & Bigode também traz à tona uma questão extremamente debatida, principalmente em coletivos e nas redes sociais: qual o limite da comédia?

 


É através de um humor "natural" que o longa procura responder à pergunta. "As piadas presentes no filme são leves e inocentes. É um humor que você encontra, até mesmo, dentro das famílias", define Rodrigo, que também conta que os atores tiveram liberdade para adaptar o roteiro.

O diretor explica que limitar o humor não tem relação com cercear a criatividade, mas sim com "ter consciência do que beira o mau gosto". "Não dói e nem tem sofrimento, tem a ver só com uma relação entre postura de vida e responsabilidade", diz.

 

"Naturalização" é a palavra central de Barba, Cabelo & Bigode. O filme também procurou questionar a intolerância religiosa ao retratar uma convivência harmoniosa entre personagens de religiões de matriz africana e de origem cristã.


"No próprio subúrbio carioca, você tem, dentro de uma mesma família, pessoas que seguem religiões de origem cristã e de matrizes africanas. As interferências (da intolerância) são muito mais externas do que de dentro desses bairros", define o cineasta.

Para Rodrigo, Barba, Cabelo & Bigode chega como um filme "muito mais de cura do que de denúncia". "O entretenimento também é político e não tem a ver com alienação, tem a ver com empoderamento e em encontrar momentos em que precisamos simplesmente sentar e rir", diz.

 

Além de Penteado, no elenco estão também Solange Couto, Juliana Alves, Rebecca, MV Bill, MC Carol e Sérgio Loroza.

Barba, Cabelo & Bigode‘ conta com a direção de Rodrigo França e Letícia Prisco.


Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem