Jailbreak: Desbloqueio de celular via "root" cresce na Coreia do Norte, apesar dos riscos

Técnica que ‘destrava’ o smartphone se popularizou em outros países por permitir personalização e facilitar a pirataria. No regime norte-coreano, moradores tentam acessar veículos de imprensa.


A Coreia do Norte passa por uma verdadeira febre de desbloqueio de celular, com número crescente de habitantes adotando este procedimento, de acordo com um relatório da Lumen, uma organização de direitos digitais focada naquele país asiático. O processo, conhecido como "root" (Android) ou "jailbreak" (iOS) é visto como solução para que moradores do regime político mais fechado do mundo possam acessar sites de notícia e aplicativos de outros países. 

 

O que é jailbreak?

O "jailbreak" significa "fugir da prisão" em tradução livre. O processo é utilizado para burlar restrições existentes no sistema do telefone. Apesar de ter caído em desuso, o método desenvolvido incialmente por grupos de hackers ficou muito popular entre os usuários que gostariam de realizar personalizações no celular, trapacear em jogos e praticar a pirataria. 

 

É possível realizar esse desbloqueio em outros produtos como Playstation 4, da Sony, ou Xbox One, da Microsoft, por exemplo. Em dispositivos Android, o procedimento recebe o nome de "root".

"Root" e "jailbreak" ficaram populares no mundo por permitirem personalizações especiais no aparelho e burlar jogos

 

Na Coreia do Norte não é permitido baixar aplicativos ou mesmo arquivos não sancionados pelo governo. Dois desertores norte-coreanos (ou seja, que fugiram do regime ditatorial) contaram à Lumen que hackearam celulares aprovados pelo governo sob os codinomes “Pyongyang 2423” e “Pyongyang 2413”. Os modelos possuem uma versão do Android modificada pelo governo capaz de deletar automaticamente apps e arquivos que não possuem uma certificação especial exigida pelas autoridades.

O objetivo do root foi de burlar essas restrições para poder acessar mídia estrangeira e e-books proibidos no país. 

 

A crítica na Coreia do Norte

Os desertores realizaram o jailbreak nos próprios celulares e em dispositivos de diversos amigos. Eles revelaram que serviços de jailbreak são realizados secretamente por outras pessoas e por motivos variados. Além de impedirem download de conteúdo não aprovado, os smartphones da Coreia do Norte realizam capturas de tela de forma aleatória, de acordo com o relatório. Os usuários de smartphones ficam receosos porque as penas no país são rígidas contra a esse tipo de desobediência. Uma reportagem do The New York Times publicada em novembro, por exemplo, mostrou que a nação executou cidadãos apenas por assistirem a vídeos de K-pop.

As sanções impostas pela ditadura de Kim Jong-un levantam debates sobre direito à informação e liberdade no mundo digital. A região tem a pior nota entre os 210 países analisados pela Freedom House no ranking que classifica a liberdade digital. O país fica no fim da lista, com apenas três pontos de cem. Para efeito de comparação, o Brasil aparece com 73 pontos, enquanto os Estados Unidos alcançam 83. 

 

Um especialista entrevistado pela Wired disse que o povo norte-coreano “está criando soluções alternativas” para acessar informações que o governo não quer que saibam. No país, a internet é monitorada e apenas uma pequena elite consegue ter acesso à internet sem muitas restrições para consumir veículos de notícia e entretenimento de outros países.


Fonte:
The New York Times, The Wired e Freedom House

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem