IA: Inteligência da NVIDIA transforma fotos 2D em cenas 3D em segundos; veja

Um novo modelo de renderização neural desenvolvido pela NVIDIA pode transformar uma coleção de fotos 2D em cenas 3D em “um piscar de olhos”, conforme a empresa. A tecnologia foi apresentada durante a edição 2022 da GPU Technology Conference (GTC), realizada no final de março.


Intitulada Neural Radiance Field (NeRF), a técnica aprende uma cena tridimensional em questão de segundos, podendo renderizar as imagens em alguns milissegundos. O processo inclui o uso de inteligência artificial (IA) para aproximar o comportamento da luz no mundo real, permitindo reconstruir a cena 3D usando fotos bidimensionais.

 

A IA é capaz de prever a cor da luz irradiada a partir de qualquer direção, em todos os pontos do espaço tridimensional, além de contornar os bloqueios proporcionados por obstruções como pilares. A fabricante de placas de vídeo divulgou um vídeo mostrando como a transformação acontece quase que instantaneamente:


De acordo com a NVIDIA, o ideal é que as imagens utilizadas na montagem da foto 3D tenham pouco ou nenhum movimento, para evitar que a cena gerada por IA fique desfocada. Outro detalhe importante é a necessidade de elas serem registradas a partir de vários ângulos diferentes.

 

Acelerando as coisas

Os primeiros modelos de NeRF demoravam alguns minutos para renderizar cenas nítidas sem artefatos, embora o treinamento durasse horas. Pensando em acelerar o processo, a companhia desenvolveu uma técnica chamada codificação de grade de hash multi-resolução, otimizada para funcionar nas GPUs da marca.

A partir da mudança, foi possível aumentar a velocidade da renderização em 1 mil vezes, em alguns casos, levando à criação do Instant NeRF, tecnologia mais rápida desenvolvida até o momento neste gênero.

 

Há diversas possibilidades de uso para a técnica, segundo a NVIDIA, como em treinamentos de robôs e carros autônomos, facilitando o entendimento do tamanho e da forma dos objetos, ao capturar imagens deles. A arquitetura e o entretenimento são outros segmentos que podem se aproveitar da novidade.


Fonte:
NVIDIA

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem