Douyin: Conhecida como TikTok, é processada por expor funcionários a 'conteúdos tóxicos' na plataforma

Nem só de dancinhas felizes vive o TikTok. Dois ex-funcionários da rede social estão processando o app e a ByteDance, empresa responsável pelo mesmo. As acusações incluem jornadas de trabalho excessivas e a falta de apoio para lidar com situações que envolvam imagens altamente tóxicas e perturbadoras.


Ashley Velez e Reece Young são dois ex-moderadores da plataforma de vídeos, e alegam que o TikTok rompeu com as legislações trabalhistas do estado da Califórnia, nos EUA. A afirmação é corroborada através de um documento do escritório de advocacia Joseph Saveri, o mesmo que já ganhou uma ação contra o Facebook após funcionários passarem por estresse pós-traumático. A rede social de Zuckerberg foi condenada a pagar US$ 52 milhões para as vítimas.

 

Young e Velez eram alguns dos encarregados que deveriam analisar e remover conteúdos gráficos inapropriados do TikTok, contudo, as jornadas de trabalho excessivas desgastaram os funcionários. As cotas diárias chegavam a 12 horas de trabalho com apenas 1 hora de almoço, e duas pequenas pausas de 15 minutos. Os dois ex-funcionários tinham apenas 25 segundos para realizar a análise de um vídeo, e deveriam ter uma média de precisão de pelo menos 80%.

 

Alguém precisava fazer o "trabalho sujo"

Além disso, o problema se agravava com o tipo de conteúdo que estavam lidando. Velez e Young alegam que foram expostos, sem nenhum tipo de acompanhamento ou suporte psicológico, à "imagens extremamente perturbadoras e tóxicas no ambiente de trabalho". São citados casos de violência contra crianças, necrofilia, extremismo, discurso de ódio e bullying.

TikTok já removeu mais de 90 milhões de vídeos que contenha algum conteúdo impróprio

O documento revela que existem cláusulas contratuais específicas para que os conteúdos dos vídeos sejam mantidos apenas dentro do ambiente, e não "levados para fora". Em entrevista ao NPR, Velez comenta que "alguém tinha que sofrer e ver aquelas coisas".

O ponto central da acusação é que tanto o TikTok quanto a ByteDance falharam em prover assistência psicológica e cuidados específicos, forçando que os funcionários procurem ajuda por conta própria após níveis de estresse e danos psicológicos severos.

 

Em nota, o TikTok afirma que se esforça para promover um ambiente de trabalho atencioso para seus funcionários, e os moderadores "recebem uma variedade de serviços de bem-estar para que se sintam apoiados emocionalmente e mentalmente".


Fonte:
Business Insider, NPR

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem