O Wii U sozinho vendeu mais unidades no país do que todos os consoles da Microsoft
Um dos consoles mais populares do mundo, historicamente o Xbox sempre teve dificuldades em conquistar o público japonês. Em uma reportagem comemorando os 20 anos da marca, a revista japonesa Weekly Famitsu mostra exatamente o quão resistente o público local é aos aparelhos da Microsoft: segundo ela, até o momento a empresa conseguiu vender 2,3 milhões de unidades do console no país.
O número leva em consideração o desempenho somado do Xbox original, Xbox 360, Xbox One e o atual Xbox Series X|S. Dos 2.345.975 aparelhos vendidos até o dia 6 de fevereiro deste ano, a grande maioria é formada por unidades do Xbox 360: 1.616.128 consoles com a marca foram comercializados no país até hoje. Para efeitos de comparação, o Wii U, da Nintendo, vendeu 3.303.541 unidades no mercado local.
A reportagem também revela que o Xbox One não foi um console particularmente popular no Japão, sendo que o Xbox Series X|S já conseguiu superar seu número total de unidades vendidas. Confira os números de vendas divulgados pela Weekly Famitsu:
- Xbox – 472.992 unidades;
- Xbox 360 - 1.616.128 unidades;
- Xbox One – 114.831 unidades;
- Xbox Series X|S – 142.024 unidades.
Dead or Alive 3 é o game mais popular do console no Japão
A reportagem também mostra que, no que diz respeito aos games, o público japonês realmente dá preferência aos jogos desenvolvidos por empresas locais. O top 5 de vendas divulgado pela publicação inclui quatro RPGs, sendo que dois deles eram exclusivos à plataforma em seu lançamento: Blue Dragon, do Studio Pierrot, e The Last Remnant, da Square Enix. Confira a lista dos mais vendidos:
- Dead or Alive 3 (Xbox) – 271.149 unidades;
- Star Ocean 4: The Last Hope (Xbox 360) – 208.521 unidades;
- Tales of Vesperia (Xbox 360) – 204.305 unidades;
- Blue Dragon (Xbox 360) – 203.740 unidades;
- The Last Remnant (Xbox 360) – 154.493 unidades.
Embora a resistência japonesa ao console venha desde os tempos do Xbox original, a Microsoft continua trabalhando para conquistar o mercado local e reforçou suas iniciativas com o Xbox Series X|S. Segundo Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, a chegada do Game Pass ao país em abril de 2020 fez com que a atividade de jogadores no país registrasse um novo recorde histórico.
Durante o processo de aquisição da Bethesda, Spencer também afirmou que a Tango Gameworks, estúdio baseado no país, era um “grande passo” para conquistar o público local. Enquanto rumores afirmam que uma das próximas aquisições da empresa pode ser uma desenvolvedora japonesa — incluindo nomes como a Platinum Games —, até o momento não há informações concretas sobre esse movimento.
Video Game Chronicles
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