Originalmente imaginado como um competidor dos consoles tradicionais, o Google Stadia vai passar a oferecer sua tecnologia para empresas terceiras interessadas em entrar no mercado de jogos. A transição no modelo de negócios foi confirmada na última terça-feira (15) pelo Google, que passou a vender o produto como um “Stream Imersivo para Games”.
Um dos primeiros grupos a tirar proveito da nova oferta será a AT&T, que desde 2021 oferece a assinantes de seus planos mobile a oportunidade de jogar Batman: Arkham Knight por streaming — oferta que só funciona caso um PC seja usado. No futuro, a companhia também pretende oferecer a jogatina em smartphones, de maneira semelhante ao que a Microsoft oferece com o xCloud.
“Essa tecnologia, combinada com a rede AT&T, nos dá a habilidade de entregar jogos diretamente aos consumidores”, afirmou o vice-presidente de produtos 5G e inovação da operadora, Jay Cary. Na apresentação do novo modelo de negócios do Stadia, o executivo afirmou que “milhares” dos clientes da companhia já testaram o sistema de streaming de games.
Marca Stadia deve ser usada nos bastidores
A nova solução oferecida pelo Google transforma a infraestrutura do Stadia em algo que opera essencialmente nos bastidores. Ao usar o sistema de jogos oferecido pela AT&T, por exemplo, não há qualquer menção à marca, tampouco informações de que o serviço está sendo ofertado pelo gigante das buscas.
Na prática, o que era para ser uma plataforma de games está virando cada vez mais parte das soluções oferecidas pelo pacote Google Cloud. Segundo informações da Business Insider, somente 20% do time dedicado ao Stadia continua dedicado a oferecer a plataforma para consumidores originalmente imaginada pela empresa.
O Google Stadia fez sua estreia em 2019 com a promessa de ser uma alternativa aos consoles de mesa tradicionais que poderia ser acessada facilmente de qualquer lugar. Além de ter que pagar uma assinatura para ter acesso a qualidades de transmissão maiores, os consumidores tinham que pagar individualmente por cada jogo da plataforma — que chegaram com o mesmo preço de US$ 60 praticado por nomes como Sony, Microsoft e Nintendo.
Ars Technica, Business Insider
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa: