Facebook: Falso desafio “bata em um professor” no TikTok pode ser culpa da rede social

A Meta, empresa-mãe do Facebook, teria contratado uma empresa dos EUA para espalhar boatos e difamar o TikTok entre pais e responsáveis de jovens e adolescentes


O Facebook está perdendo usuários pela primeira vez em 18 anos. Para recuperar parte dessas pessoas, em especial jovens e adolescentes, a Meta estaria tentando difamar o TikTok — seu principal concorrente — ao espalhar boatos sobre desafios falsos para chocar pais e responsáveis, como o desafio “bata em um professor”.

 

A informação foi publicada pelo The Washington Post, na última quarta-feira (30). Segundo o jornal, a Meta teria contratado uma empresa chamada Targeted Victory para veicular campanhas a nível nacional, mostrando como o TikTok pode ser uma rede social perigosa. Essa organização já teria enviado diversos artigos opinativos e cartas para editores dos principais jornais do país, de acordo com as investigações.

Em e-mails internos obtidos pelo The Washington Post, um dos diretores da Targeted Victory comunicou aos funcionários que a missão atual é impedir o crescimento da popularidade do TikTok entre jovens e adolescentes. Nas mensagens, o executivo falou o seguinte:

“Passem a mensagem de que, embora a Meta seja o saco de pancadas atual, o TikTok é a verdadeira ameaça, especialmente como um aplicativo de propriedade estrangeira que é o número um em compartilhar dados de jovens e adolescentes que o utilizam”.

Targeted Victory.

 

Boatos sobre o TikTok começaram no Facebook

Uma das estratégias da Targeted Victory é espalhar boatos sobre desafios falsos do TikTok, como o “bata em um professor”. No ano passado, vários pais e responsáveis souberam, por meio de jornais na televisão, que alunos estavam supostamente agredindo professores e gravando os atos de violência para publicar no TikTok.

 

Alguns dias após as notícias irem ao ar, foi descoberto que o desafio “bata em um professor” nunca existiu na plataforma. Os boatos, inclusive, começaram a surgir em posts no Facebook antes de aparecerem nos jornais de estados dos EUA como Califórnia e Flórida.

App do TikTok no celular

Segundo a investigação do The Washington Post, a Targeted Victory teria sido responsável por ajudar a espalhar os desafios falsos do TikTok pelo Facebook e pelos noticiários locais dos EUA. Além de fazer o trabalho de divulgação dos desafios falsos, a Targeted Victory criava até mesmo as manchetes para as notícias que criticavam o TikTok.

A empresa ainda guarda todas as reportagens negativas sobre o TikTok, incluindo as matérias que citam outros desafios que nunca existiram de verdade, como o “licks desonestos” — desafio de vandalizar escolas.

 

Facebook e TikTok respondem à investigação

Em resposta à reportagem do The Washington Post, um representante do Facebook defendeu a Targeted Victory. “Acreditamos que todas as plataformas, incluindo o TikTok, devem enfrentar um nível de investigação consistente com seu crescente sucesso”, disse o executivo que não foi identificado.

 

Enquanto isso, um representante do TikTok comentou apenas que a empresa está “profundamente preocupada” com o ocorrido. A rede social é gigante e tem recursos suficientes para lidar com as táticas controversas do Facebook.


Fonte:
Mashable, The Verge.

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem