Arthur do Val: Deputado faz declarações sexistas em áudios machistas sobre Ucrânianas, perde namorada e desiste de concorrer ao governo de SP...

Na Europa desde o início da semana sob pretexto de ajudar a resistência ucraniana à invasão russa, o deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos-SP), o Mamãe Falei, ainda não se pronunciou sobre os áudios em que faz comentários sexista sobre refugiadas ucranianas pois está retornando ao Brasil.

 Arthur do Val diz ter ido à Ucrânia e que fez coquetel molotov para ajudar na guerra.

Ele anunciou ter viajado com o coordenador do MBL (Movimento Brasil Libre), Renan Santos, com o objetivo de irem até a Ucrânia para ajudar os ucranianos a lutarem contra os russos.

 

Em suas redes sociais, Mamãe Falei contou ter conseguido entrar na Ucrânia pela fronteira com a Eslováquia. O deputado postou ainda imagens com garrafas de vidro e disse ter ajudado a produzir coquetéis molotov junto aos ucranianos.

 

À coluna, assessores do parlamentar disseram ter perdido o contato com Mamãe Falei desde a “tarde” desta sexta-feira (4/3). A expectativa é de que o deputado paulista chegue ao Brasil na manhã deste sábado (5/3), por meio do aeroporto internacional de São Paulo.

Após o vazamento de áudios em que fala que as ucranianas são "fáceis porque são pobres", o deputado Arthur do Val (Podemos), conhecido como Mamãe Falei, abriu mão de sua candidatura ao governo de São Paulo.



Em um comunicado em suas redes sociais, o parlamentar afirma que suas falas não são corretas "com as mulheres brasileiras, ucranianas e com todas as pessoas que depositam confiança" em seu trabalho.

Reação:  Ex-embaixatriz da Ucrânia pede cassação de Arthur do Val por áudios sexistas: 'Sua moral é baixa, respeite as mulheres'


Ele também diz que o projeto de construção de uma terceira via na eleição nacional, do qual seu partido faz parte, "não merece que as minhas lamentáveis falas sejam utilizadas para atacá-lo".

"Não tenho compromisso com o erro. Por isso entrei em contato com a presidente do Podemos, Renata Abreu, para retirar minha pré-candidatura ao governo de São Paulo", escreveu o deputado.



Pré-candidato do Podemos ao governo de São Paulo manda quatro gravações em que define que as mulheres ucranianas são bonitas e "fáceis porque são pobres".


As mensagens de Do Val foram tornadas públicas no fim da tarde de sexta-feira. Durante a noite, o ex-ministro Sergio Moro, pré-candidato do Podemos à Presidência, rompeu com o deputado e declarou que nunca dividirá palanque com ele. O Podemos informou ter aberto procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) também prometeu investigar a conduta do parlamentar.





Neste sábado foi a vez do MBL, movimento do qual Do Val faz parte, se posicionar. Em nota publicada pelo deputado federal Kim Kataguiri (SP), o movimento repudia o teor dos atos e pede desculpas "às pessoas, especialmente amulheres, que se indignaram sinceramente com os áudios". Diz, porém, que o ocorrido "não invalida o objetivo da viagem, que se cumpriu ao arrecardarmos mais de R$ 250 mil para os refugiados ucranianos."



Mais cedo, o deputado havia publicado um vídeo no YouTube com o título "Pedido de Desculpas". Na gravação, ele admitiu que o áudio é real, mas negou que estivesse fazendo "turismo sexual" na Ucrânia.



— Quero que você separe as ações das palavras. Aceito ser julgado pelo que falei, mas não aceito ser julgado pelo que não fiz — afirmou no vídeo.

Ele disse que o áudio não tem "a ver com política" e que o grupo que recebeu o áudio é formado por amigos do futebol. Afirmou que as afirmações foram feitas no "superlativo", com expressões e exageros:

— Como muitos homens fazem, um um grupo de amigos depois do futebol faz.

Do Val afirma que tomou a liberdade de ser "um moleque".



Repercussão: Aliados e oposição criticam áudios de Arthur do Val sobre ucranianas: 'inaceitáveis'


— Foi moleque, foi. Foi escroto, foi. Foi machista, foi. Mas separe as palavras da ação — disse.

O deputado também afirmou que "errou" ao dizer que o empresário Renan Santos, líder do MBL, costuma fazer turismo sexual no Leste europeu. Ele afirmou que se confundiu que a viagem de Renan Santos havia sido para a Suécia.

Antes da publicaçao do vídeo, o deputado desembarcou em Guarulhos no início da manhã e deu sua versão sobre os áudios vazados.

— Foi errado o que eu falei, não é isso o que eu penso. O que falei foi um errou num momento de empolgação.  Foi um áudio machista, assumo, peço desculpas a todas as mulheres — afirmou Do Val.
'Repugnantes e tenebrosos', diz Sociedade Ucraniana




Neste sábado, a Sociedade Ucraniana do Brasil (Subras) divulgou nota afirmando que os áudios são "repugnantes e tenebrosos" e é um ato de desrespeito e ataque às mulheres.

"Ele ofende não só as que foram citadas, mas a todas. Atinge também nossa origem e história, já tão agredidas por diversas frentes em diferentes épocas. Aproveitar-se de fragilidades de qualquer nível em um estado de guerra é, além de condenável, desumano", diz o documento.

A Subras cobra ainda resposta sobre a atitude do deputado, "que não deve ter espaço na vida pública".

A ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko, também reagiu aos áudios de conteúdo sexista e pediu a cassação do parlamentar.

— Peço que você tenha mais respeito com as mulheres ucranianas, porque elas não são fáceis porque elas são pobres. São mulheres, são decentes, pessoas honradas, e você tenha respeito, seu vagabundo — afirmou Fabiana, em um vídeo publicado no Twitter.

 

Namorada termina relacionamento com deputado pelas redes sociais após declarações sexistas

A Ex namorada do deputado estadual Arthur do Val (Podemos), conhecido como "Mamãe Falei", Giulia Blagitz, publicou um stories no Instagram dizendo que o namoro havia acabado. A publicação ocorreu por volta das 19h15 de sexta-feira (4), enquanto Arthur do Val ainda estava em voo da Ucrânia para o Brasil. 

    "Em respeito a todos os meus seguidores que também seguiam o Arhur gostaria de deixar claro que seguiremos caminhos distintos. Infelizmente a vida é imprevisível e muitas vezes nos leva por caminhos que não compreendemos. Mas de uma coisa podemos ter certeza: o amor foi real e sempre será", escreveu a ex-namorada.

Namorada termina relacionamento com Arthur do Val por meio de stories nas redes sociais — Foto: Reprodução


O deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) desistiu hoje da pré-candidatura ao governo de São Paulo após a divulgação de áudios em que afirma que mulheres ucranianas "são fáceis, porque são pobres". Em meio a críticas, a avaliação até de aliados é que a situação se tornou insustentável. "Não tenho compromisso com o erro. Por isso, entrei em contato com a presidente do Podemos, Renata Abreu, para retirar minha pré-candidatura ao governo de São Paulo", afirmou, em nota....

 

"Faço isso por entender que nesse momento delicado da política nacional é necessário preservar o árduo trabalho de todos aqueles que se dedicam na construção de uma terceira via. O projeto não merece que as minhas lamentáveis falas sejam utilizadas para atacá-lo", completou. "Os áudios que vazaram de uma conversa privada com amigos são lamentáveis. Não são corretos com as mulheres brasileiras, ucranianas e com todas as pessoas que depositam confiança em meu trabalho e, por isso, peço desculpas", também escreveu....


Fonte:
Infomoney, UOL, Metropoles, G1, O Globo

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem