DuckDuckGo: como funciona o buscador rival do Google?

O Google é há muitos anos sinônimo de buscador na internet e muita gente talvez tenha até dificuldades em apontar concorrentes — o Bing, da Microsoft, é o que mais se aproxima hoje em rivalidade, apesar de muito atrás em fatia de mercado.


Entretanto, o serviço é também conhecido por rastrear a navegação do usuário e os termos pesquisados para ofertar anúncios dentro e fora da caixa de resultados.

 

Foi pensando em quem deseja realizar buscas mais privadas e seguras que um pequeno projeto chamado DuckDuckGo foi criado, sob a promessa de entregar resultados de pesquisas variadas com qualidade e sem comprometer os dados do usuário. A seguir, você conhece um pouco mais sobre o serviço e o que torna ele tão especial.

A origem do buscador

O projeto do DuckDuckGo começou em fevereiro de 2008, quando o mecanismo de busca foi colocado no ar e divulgado apenas em comunidades de entusiastas de cibersegurança durante um tempo. O simpático mascote da plataforma, um pato de óculos e com uma gravata-borboleta verde, já existia desde então.

Gabriel Weinberg.
 

Foi só em 2010 que a sua decisão mais famosa foi tomada: o buscador passa a não rastrear o histórico de pesquisa do usuário. Com o tempo, ele virou um dos maiores críticos da Google, acusando a marca até mesmo de espionagem.


Em 2011, ele finalmente ganhou uma sede fora do porão da casa do fundador, o programador e empresário Gabriel Weinberg. Além disso, o projeto ganhou os primeiros funcionários em tempo integral.

No ano seguinte, além de receber um redesign para ganhar um visual parecido com o atual, ele chegou ao marco de 1 milhão de buscas diárias e passou a viver de doações da comunidade.

O motor funciona também no celular.

Com o tempo, o DuckDuckGo foi adicionado também como uma alternativa de mecanismo de pesquisa em navegadores, como Safari e Firefox. Apesar de o site ainda ser seguro e privado, o aplicativo do projeto que atua como navegador para desktop e dispositivos móveis (Android e iOS) virou a maneira mais garantida de uso do serviço.

 

Para que serve o DuckDuckGo?

O principal recurso do DuckDuckGo é não rastrear todas as "pegadas" que um usuário deixa ao realizar uma pesquisa — como exibir anúncios nos resultados ou, posteriormente, mostrar banners de produtos em outros sites baseados nos termos que foram buscados.

As buscas realizadas por ele usam ainda a versão criptografada de conexão com os sites dos resultados, evitando interceptação de dados. O histórico de termos buscados não é gravado e nem compartilhado com qualquer canto da internet.

Além de proteção, o app "denuncia" quem está espionando o usuário.

Além disso, caso seja utilizado na modalidade navegador ou extensão, o serviço bloqueia rastreadores de outros sites, tornando a sua navegação o mais limpa possível.

Segundo a companhia, essas ações não comprometem o desempenho ou a experiência da sua navegação.

A interface é bem parecida com a de buscadores convencionais.

E os resultados são de qualidade, incluindo ainda buscas contextuais e também respostas imediatas, como conversões de medidas e cálculos. É quase como se você estivesse sempre usando o Modo Anônimo de um navegador, mas sem precisar mexer nas configurações e com um funcionamento ainda mais seguro.

O aplicativo tem funções ainda mais avançadas de privacidade.

 

Além do motor de pesquisa, a organização também expandiu para outras ferramentas, incluindo extensões para navegadores. Uma das mais recentes novidades é um serviço que "limpa" e-mail de rastreadores e um aplicativo para Android que impede a coleta de dados do usuário em outras ferramentas.

 

Alternativo com orgulho

Atualmente, o DuckDuckGo realiza 3 bilhões de buscas mensais e tem 5 milhões de downloads todos os meses nos aplicativos para PC e dispositivos móveis.

 

O buscador não quer virar líder de mercado, já que essa tarefa hoje é praticamente impossível. A sua missão é outra: fornecer uma alternativa mais segura e privada a quem desejar, em uma comunidade que está crescendo a cada dia.


Fonte:
DuckDuckGo, Cnet

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem