ASMR: o maior impacto é sobre pessoas ansiosas e neuróticas, mostra estudo

Nem todos conseguem experimentar ASMR, sensação prazerosa de formigamento despertada por estímulos específicos, como o som de sussurros, a imagem de alguém escovando o cabelo ou o toque ao receber uma massagem. Ela começa no couro cabeludo e pescoço, e pode se espalhar para o resto do corpo.

Um estudo do Departamento de Psicologia da Northumbria University sugere que a capacidade de sentir o fenômeno pode estar relacionada a traços maiores de ansiedade e neuroticismo. Os pesquisadores concluíram que a sensação pode beneficiar quem a vive, auxiliando na redução de estados momentâneos de ansiedade.

 

O estudo incluiu 64 voluntários: 36 relataram experimentar ASMR e 28 não. Eles assistiram a um vídeo com estímulos para a sensação, preencheram questionários para avaliar seus traços de personalidade e estado de ansiedade antes e depois de assistir ao vídeo.

Os participantes mais ansiosos e neuróticos apresentaram níveis maiores de ansiedade antes de assistir ao vídeo, que foi reduzida com a experiência. Quem não sentiu a ASMR não observou alterações e engajou significativamente menos com o vídeo.

Vídeos de ASMR se popularizaram na última década. Estímulos como o som de toques leves, papel sendo amassado e pinceladas no microfone podem despertar a sensação. (crédito: Shutterstock)

Para medir o engajamento, os pesquisadores aplicaram questionários com perguntas sobre o potencial do vídeo de acalmar ou relaxar, provocar desconforto e levar à sensação de sono. Aqueles que engajaram mais com o vídeo tiveram maior redução em seu estado de ansiedade.

O estudo foi publicado na revista científica PLoS ONE nesta quarta (2). Entre suas limitações, está que somente oito dos participantes que viveram a sensação não haviam sido expostos a ela anteriormente. Assim, são necessários mais estudos com quem não a conhece para confirmar a extensão do efeito de relaxamento.

Apesar disso, as evidências atuais levam os pesquisadores a sugerir que esta pode ser uma intervenção para indivíduos com altos níveis de ansiedade e neuroticismo no geral: “Assistir a um vídeo de ASMR reduziu a ansiedade de quem experimentou o formigamento, mesmo que não estivesse familiarizado com o fenômeno. As características de personalidade ligadas à alta ansiedade também foram associadas a esses benefícios, então pode ser uma intervenção psicológica adequada para indivíduos ansiosos em geral."

 

ASMR: o orgasmo cerebral


A sigla ASMR vem de Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano, indicando que é uma sensação que ocorre de forma involuntária em resposta a um estímulo e desperta intenso prazer. Apesar de não ser sexual, alguns o chamam de “orgasmo cerebral”.

O fenômeno se popularizou com vídeos online, em que sons e imagens específicos despertam a sensação. Esta matéria do MegaCurioso lista estímulos que costumam despertá-lo.

 

Para sua melhor compreensão, os pesquisadores sugerem que próximos estudos incluam técnicas de imagem cerebral, como ressonância magnética funcional e eletroencefalograma, para identificar potenciais mecanismos que levam à redução de ansiedade proporcionada pela ASMR.


Fonte:
Anxiety and neuroticism linked to ability to experience ASMR - EurekAlert!

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------

Postagem Anterior Proxima Postagem