Spotify: Plataforma de streaming remove músicas de Neil Young após ultimato por desinformação sobre Covid-19

O lendário artista acusa a plataforma de streaming de 'propagar informações falsas sobre vacinas, potencialmente causando a morte daqueles que acreditam'

Neil Young (foto: Reprodução/Facebook)


Neil Young conseguiu que o Spotify retirasse suas músicas após o ultimato que lançou para que a plataforma escolhesse entre ele ou Joe Rogan, o polêmico podcaster acusado de espalhar desinformação sobre a COVID-19.

 

O lendário artista por trás de sucessos como "Heart of Gold" e "Harvest Moon" publicou uma carta aberta esta semana acusando a plataforma de streaming de "propagar informações falsas sobre vacinas, potencialmente causando a morte daqueles que acreditam", ao disponibilizar os podcasts de Rogan para milhões de ouvintes.


Na quarta-feira (26/1), ele postou uma segunda mensagem em seu site, agradecendo à gravadora Reprise Records, da Warner, por seu apoio "em nome da verdade". No texto, afirma que o Spotify gera 60% de sua renda musical.



Ainda assim, pensa que o boicote vale a pena. "Mentiras são vendidas por dinheiro", escreveu. "Percebi que não poderia continuar apoiando a desinformação do Spotify, que representa um risco à saúde entre os amantes da música."


A remoção da discografia de Young deve ocorrer na noite desta quarta-feira, de acordo com o The Wall Street Journal. Ele tinha na plataforma 2,4 milhões de seguidores e mais de 6 milhões de ouvintes mensais.



Rogan tem um acordo exclusivo de vários anos com o Spotify, no valor de 100 milhões de dólares, segundo relatos, além de um enorme número de seguidores.

Joe Rogan: mentiras e preconceitos do podcaster que fez Neil Young pedir para sair do Spotify

Críticos dizem que seu podcast é um foco de teorias da conspiração e informações falsas, em especial sobre a pandemia. O apresentador desencoraja jovens a se vacinarem e defende o uso de Ivermectina, um remédio antiparasitário, para tratar o vírus.

Joe Rogan, 54 anos, é comentarista de UFC, humorista e apresentador. O "The Joe Rogan Experience" é o podcast mais ouvido do Spotify, que tem os direitos do programa. Segundo o "Wall Street Journal", a empresa pagou mais de US$ 100 milhões pela exclusividade do podcast. 

 

Desde que fechou contrato com Joe Rogan, o Spotify é alvo de críticas. A empresa sueca tenta contornar as controvérsias sem perder seu apresentador que atrai cerca de 11 milhões de ouvintes por episódio.

O site da revista "Variety" descobriu em 2021 que o Spotify, sem alarde, tirou do ar alguns dos episódios mais problemáticos, como a entrevista com um líder do grupo supremacista branco Proud Boys, que dizia que os muçulmanos não deveriam se misturar às pessoas de países ocidentais. 

 

A empresa diz também ter apagado mais de 20 mil episódios de podcasts em todo o mundo com informações falsas sobre a Covid desde o início da pandemia.

Em um comunicado, a empresa declarou nesta quarta-feira que "todos queremos que todo o conteúdo de música e áudio do mundo esteja disponível para os usuários do Spotify. Com isso, vem a grande responsabilidade de equilibrar a segurança para os ouvintes e a liberdade para os criadores".


O streaming apontou ainda que tem "políticas de conteúdo detalhadas" e já removeu "mais de 20 mil episódios de podcast relacionados à COVID desde o início da pandemia". Por fim, lamentou a decisão de Young e disse que "espera recebê-lo de volta em breve".


Em dezembro, uma carta aberta de 270 médicos e professores ao Spotify pediu à empresa que "moderasse a desinformação em sua plataforma".


Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem