Tokenização: Por que isso esta sendo falado agora?

A tokenização não é um assunto recente, há pelo menos 10 anos esse tema ronda o mercado, mas sempre em forma de promessa para o futuro. Então, por que esse assunto está "dando o que falar" atualmente? Embora não seja fácil de prever quando, alguns "comos" estão sendo desenhados para que a negociação e venda de ativos financeiros em formato de tokens saia do imaginário e se torne real.


A tokenização, como sugere o nome, é transformar qualquer tipo de ativo em tokens, sejam eles reais (imóveis, estoque, entre outros), sejam financeiros (regulados pelo mercado de capitais).

 

Assim como a inteligência artificial (IA), que até alguns anos atrás era apenas uma promessa, despontando em blockbusters futurísticos, e hoje já é algo bem mais palpável, a tokenização hoje já é avançada o suficiente para ser levada a um ambiente de testes, e essa tecnologia é a rede blockchain.

 

Aposta dos grandes players

Uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro está "de olho" nessa tecnologia. Recentemente, o CEO da B3, Gilson Finkelsztain, apontou que a companhia pode começar a usar blockchain na tokenização de ativos físicos.

 

Outro exemplo é o do Sandbox Regulatório da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que promove a aceleração de startups em um ambiente controlado em busca de inovações fora de regulações. Graças a uma parceria entre a fintech Vórtx e a holding QR Capital, estão sendo feitos testes de regulação dos primeiros tokens no mercado de capitais nesse sandbox, tudo utilizando blockchain.

 

A prova de fraudes

Em tese, é possível transformar qualquer ativo em um token, sendo ele real ou financeiro. E o "meio para um fim" quando falamos em tokenização é essa tecnologia que permite a troca de informações de forma descentralizada, em que todos os participantes da rede garantem a veracidade dos termos e das condições. Desde seu surgimento (em meados de 2008) até hoje, a blockchain é à prova de fraudes. Como não há fraude, não há questionamento de confiança.

 

Uma questão central quando falamos de crédito é a confiança, muito pautada em reputação, histórico e law enforcement — medida de cumprimento de leis e punição de quem as descumpre.

 

Temos um conjunto de leis que, para serem aplicadas, precisam de interpretação, ou seja, é a prática humana que faz a lei ter efeito. Quando traduzimos um código para blockchain, é ele quem faz a operação de forma inquestionável. Uma planilha operada por uma pessoa pode ser questionável, uma rede de consenso como o blockchain, não.

 

Uma vez que isso está na blockchain, não é necessário o aval de mais ninguém. As regras foram combinadas, e a representação está correta. Com isso, a tokenização de ativos financeiros é uma grande oportunidade para o mercado, pois elimina a necessidade de confiança e desvincula a avaliação de risco de um agente centralizado e corruptível.

 

Desafios regulatórios

Ofertar algo no mercado carece de regulação de órgãos como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Há alguns caminhos que podem ser percorridos para criar essa forma de negociar ativos. Tokenizar não é proibido, mas sua distribuição é vedada pela regulamentação brasileira.

 

É necessário ver como o Banco Central do Brasil vai se adaptar a essa tendência de tokenização. Algo é certo: o terreno "está fértil". Aguardemos "as cenas dos próximos capítulos".


Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem