Favelas brasileiras: Quais sao os aplicativos mais usados; Descubra na pesquisa

O instituto de pesquisa Outdoor Social Inteligência realizou um estudo para descobrir o comportamento de consumo dos moradores de favelas no Brasil. O "Favela Conectada" é o primeiro relatório feito levando em conta apenas o setor e tinha como objetivo detectar as preferências desses consumidores.


No geral, o estudo mostrou que o consumo nos locais consultados é muito similar ao de outras regiões da cidade, o que significa que a conectividade também evoluiu. Entre os aplicativos mais populares, as redes sociais são usadas por 47% dos entrevistados, principalmente entre jovens de 18 a 34 anos, enquanto 62% das consomem notícias online.

 

Porém, o líder absoluto é mesmo o WhatsApp, presente em 98% dos aparelhos — contra 85% do Facebook e 72% do Instagram. Entre plataformas mais recentes, destacam-se o TikTok (26%) e o Kwai (20%).

O WhatsApp é o favorito de 98% da população pesquisada.

Por outro lado, o celular está deixando de ser usado para ligações — 46% dos entrevistados com Ensino Superior completo já preferem fazer chamadas usando aplicativos via internet. Além disso, 28% dos entrevistados afirmou que usa o celular para obter renda parcial ou totalmente, especialmente na categoria de vendas.

A estrutura, entretanto, ainda deve ser melhorada: 62% dos entrevistados possuem internet em casa, sendo que pouco mais de um terço contratam serviços de operadoras locais com um sinal mais estável nas favelas.

 

Streaming e games

Em termos de lazer, a Netflix domina a preferência do público consultado, presente em 75% das respostas. Ela é seguida por YouTube Premium (33%), Amazon Prime Video (27%), Globoplay (23%) e Disney+ (7%). Em menores colocações estão Paramount+ (2%), HBO Max (1%) e Apple TV (1%), sendo que o gasto médio mensal com streaming é de R$ 51.

 

Só que os canais de televisão ainda são populares: metade do grupo consome notícias pela TV e 57% assiste a novelas e telejornais — uma porcentagem maior do que os fãs de séries.


Os entrevistados também utilizam os streamings de música, com Spotify, YouTube Music, Deezer e Apple Music citados, nesta ordem. Porém, 77% dos consultados usam a versão gratuita. Entre os jogos preferidos, Free Fire e Fortnite dominam o segmento, mas Crossfire (24%) e Subway Surfers (6%) também foram citados.

 

Sobre a pesquisa

O Favela Conectada entrevistou 435 pessoas das seguintes localidades e regiões do Brasil:

  • Belém (PA): Baixada Nova Jurunas, Condor;
  • Manaus (AM): Cidade de Deus;
  • Fortaleza (CE): Pirambú;
  • São Luís (MA): Coroadinho;
  • Recife (PE): Casa Amarela;
  • Salvador (BA): Complexo de Amarelinha;
  • Brasília (DF): Sol Nascente;
  • Belo Horizonte (MG): Aglomerado da Serra;
  • Rio de Janeiro (RJ): Rocinha, Rio das Pedras;
  • São Paulo (SP): Heliópolis, Paraisópolis;
  • Curitiba (PR): São Domingos Agrícola;
  • Porto Alegre (RS): Cruzeiro do Sul.

Fonte:
Outdoor Social

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem