YouTube: Após strikes produtores criam hashtag para questionar plataforma

Produtores de conteúdo voltaram a reclamar nos últimos dias de strikes dados em conteúdos antigos publicados no YouTube. O assunto rendeu a hashtag "#chegayoutube", que chegou a figurar entre os assuntos mais comentados no Twitter.


A questão já tinha virado tema no início de novembro, quando vários youtubers brasileiros contaram que estavam tomando strikes seguidos e que por isso estavam com medo de perder o canal. Nas regras da plataforma, com três strikes o canal é removido, excluído na verdade, já que nao se tem mais acesso, sendo assim, podendo-se dizer que o canal é deletado da plataforma.

 


Dentre os youtubers que reclamaram do assunto estava Coelho, do canal mateiformiga, que tem mais de 3,8 milhões de inscritos. Ele disse que privou todos os vídeos porque tomou, na última segunda-feira (22), dois strikes em um mesmo dia.

 

Outro produtor que comentou sobre o assunto foi Aruan Felix, que tem mais de 5,4 milhões de inscritos. "Estou privando todos os meus vídeos do Youtube, inclusive o que me fez ficar tão famoso. Hoje recebi dois strikes movidos por uma empresa em vídeos que eu fiz em 2016 e se tomar mais um meu canal será excluído", contou no Twitter.

 

Confira, abaixo, outros youtubers que falaram sobre o assunto:

 

Por que estão ocorrendo os strikes?

De acordo com os youtubers, os strikes estão acontecendo seguindo um mesmo esquema que já trouxe dor de cabeça para eles há alguns anos. Eles explicam que empresas compram os direitos de músicas antigas que eram gratuitas para uso.

 


Com o direito adquirido das canções, essas empresas acabam dando strike nos vídeos antigos e chegam a exigir uma quantia dos produtores caso eles não queiram tomar o strike. Felipe Neto, um dos maiores youtubers do mundo, chegou a chamar essa prática de "máfia do copyright".

 

"Estou entrando em contato com o Youtube para ver o que pode ser feito. Essas máfias já foram combatidas pelo YouTube uma vez e foram derrotadas. Agora parece que estão tentando voltar", chegou a publicar o influenciador em seu Twitter em 9 de novembro.

 

No início do mês, conversamos sobre o problema com Patife, que produz vídeos de gameplays. "Para um produtor, esse tipo de situação nos deixa completamente desprotegidos. E qualquer pessoa pode passar por isso, porque existem essas empresas que compram os direitos de músicas antigas e fazem esse processo de strike. Então ficamos à mercê deles, já que em alguns casos têm empresas que pedem uma quantia absurda em dinheiro para não dar o strike e não fazer a reivindicação do direito autoral", contou.

 

O que diz o YouTube?

Por nota, o YouTube respondeu que os vídeos precisam respeitar as regras da plataforma e que as reinvindicações de direitos autorais são prerrogativas de quem é dono das propriedades intelectuais. Confira, abaixo, a resposta na íntegra:

 


“Os criadores de conteúdo só devem enviar vídeos que eles tenham produzido ou para os quais tenham autorização de uso. Isso significa que não é permitido utilizar conteúdo de propriedade de terceiros nos vídeos. Reivindicações relacionadas a direitos autorais cabem aos proprietários do material, e o YouTube oferece várias ferramentas para ajudar os detentores desses direitos a proteger e gerenciar o próprio conteúdo na plataforma".


Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem