Mercado Livre: R$ 1,2 milhão de produtos nos centros de distribuição da empresa são lacrados pela Anatel e RF

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e a Receita Federal estão movendo desde a semana passada uma ação conjunta de fiscalização em alguns centros de distribuição do Mercado Livre.

Essa é a primeira fiscalização presencial nos centros de distribuição do Mercado Livre.

Nos últimos sete dias, foram lacrados cerca de 10 mil produtos do segmento de telecomunicações fora das normas — carregadores, baterias, TV boxes, fones de ouvido, relógios inteligentes, câmeras, roteadores, dentre outros — o que equivale à quantia de R$ 1,2 milhão.

 

A ação é fruto de uma denúncia de vendedores que negociam produtos homologados na plataforma. A partir da reclamação, as autoridades identificaram uma quantidade significativa de itens sem homologação na plataforma.

 

“Essa ação foi um importante avanço no combate à pirataria de produtos de telecomunicações. Empresas como o Mercado Livre trazem ao cidadão a sensação de regularidade em relação aos produtos vendidos em suas plataformas e é importante que essa confiança depositada na empresa seja confirmada na prática”, relatou o superintendente de Fiscalização da Anatel, Wilson Diniz Wellisch.

 

Wellisch também destaca a cooperação do Mercado Livre na identificação dos produtos:

“A empresa demonstrou uma postura proativa no sentido de auxiliar os agentes na verificação dos produtos comercializados. Além disso, os representantes do marketplace procuraram a Anatel para aderir à estratégia de construção de ações para prevenção da publicação dos anúncios de produtos ou equipamentos irregulares em sua plataforma” afirmou.

 

Por ora, os agentes estiveram em sete centros na capital paulista e em outras cinco cidades de SP (Barueri, Cajamar, Campinas, Guarulhos e Louveira). A fiscalização faz parte do ‘Plano de Ação de Combate à Pirataria’ da Anatel. Neste ano, a agência revelou que já retirou 2 milhões de produtos irregulares do mercado.

 

Para que serve a homologação da Anatel?

A homologação garante que os produtos comercializados no varejo nacional correspondem aos padrões de qualidade e segurança do país. Ao optar pela compra de um produto não homologado, o consumidor não tem, por exemplo, a garantia de uma assistência técnica.

 

A Anatel indica que os consumidores também devem estar atentos se o código de homologação dos produtos é descrito nos anúncios do Mercado Livre. Caso adquira um produto fora das normas, a recomendação do órgão é devolver ou trocar o item. 

 

Se for negada a troca, o consumidor pode entrar em contato com os órgãos de defesa ao consumidor e/ou registrar uma denúncia junto à Anatel.



Fonte:
Convergência Digital

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem