Facebook agora se denomina Meta: o que há por trás da mudança de nome?

Depois de muita especulação, o Facebook revelou nesta quinta-feira (28), durante evento online, que mudou de nome. A gigante da tecnologia e uma das marcas mais valiosas do mundo agora se chama Meta. Mas o que há por trás desta mudança?


O primeiro ponto que é importante esclarecer é que quem mudou de nome foi a holding, ou seja, a chamada empresa-mãe. A atual Meta é dona de marcas (produtos e serviços) como Instagram, WhatsApp, Oculus Quest e até da própria rede social homônima do nome antigo.

 

Também chamados de conglomerados ou grupos empresariais, essas empresas maiores são proprietárias e controlam várias subsidiárias. No Brasil, um exemplo é a BRF, cuja alcunha pode parecer estranha para muita gente, mas fica mais reconhecível ao explicar que ela é dona das marcas Perdigão, Sadia, Qualy e várias outras.

A BRF é uma das principais companhias do ramo de alimentos do mundo.

A holding das marcas Google, por exemplo, se chama Alphabet Inc., que também é dona de companhias como a Calico, Nest Labs (que posteriormente virou Google Nest) e do próprio buscador mais famoso da internet.

 

O discurso oficial

Oficialmente, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, justificou a alteração no nome dizendo que a antiga designação marcava um período da empresa que ficou para trás. Por causa disso, a alteração acabou sendo um processo natural para supostamente “olhar para o futuro”.

 

Esse futuro é o metaverso, um conceito complexo que indica a interação de experiências entre o mundo real e o mundo virtual. A ideia da Meta é permitir que as pessoas tenham vários tipos de experiências (no trabalho, jogando, se divertindo, estudando, malhando) a partir de Realidade Virtual (VR, em inglês) e Realidade Aumentada (AR).

 

“E se este é o futuro que você quer ver, espero que se junte a nós, porque o futuro vai estar além de qualquer coisa que possamos imaginar”, chegou a dizer Zuckerberg no final do evento.

 


“A palavra 'Meta' vem da palavra grega que significa 'além'. Para mim, simboliza que sempre há algo a mais para construir. Há sempre um novo capítulo para uma história. Para nós, é uma história que começou em um dormitório e cresceu além de tudo o que podíamos imaginar”, argumentou o “chefão” da empresa.

 

O que realmente está por trás da mudança?

Como citado anteriormente, o Google pode ser justamente um bom ponto de partida para entender o abandono da terminologia Facebook para a holding (já que a rede social continuará com esse nome).

 

Pode-se dizer que literalmente bilhões de pessoas que acessam a internet diariamente no mundo conhecem o termo Google, principalmente o buscador, e seus “produtos-irmãos” como o YouTube e Android. E a pergunta que fica é: quem conhece a Alphabet?

 

O site Business Insider levantou esse ponto em 2016, assim que a holding, até então chamada Google, resolveu se transformar em Alphabet. Na época, o veículo fez uma comparação do volume de buscas entre os dois termos, mostrando que o interesse na nova designação da holding era simplesmente ínfimo quando comparado com o nome dos produtos ou serviços associados ao Google.

O interesse pela holding Alphabet é praticamente nulo comparado ao interesse pelo Google.

A matéria lembra que a mudança resultou em um incrível benefício para todas as empresas do grupo: a desassociação entre a imagem da holding e seus produtos/serviços. Todo mundo liga para o que acontece com o Google, e não com o que a Alphabet está fazendo, incluindo seus projetos polêmicos com drones e a colaboração com o Exército dos Estados Unidos.

 

O rebranding pode resolver a situação?

Exatamente como a Alphabet em 2016, a Meta parece estar tentando em 2021 sair do foco dos problemas. São dezenas as acusações que a holding — até então chamada de Facebook — sofreu nos últimos anos, indo de acusações de vazamentos de dados, monopólio e até prejuízos à democracia e à saúde mental de adolescentes com as suas redes sociais (principalmente o Instagram).

 

Camila Husch, designer visual, explica que esse processo é conhecido no mundo do marketing como rebranding. “Na essência, o rebranding não serve apenas para limpar a imagem, e sim para posicionar melhor a empresa de acordo com sua estratégia. Nesse caso, o rebranding não é apenas uma 'maquiagem', ou uma mudança apenas visual, e sim uma mudança estratégica. Claro, se a estratégia da empresa é melhorar sua imagem perante o mercado, o rebranding vai refletir isso”, pontua Husch.

 

A especialista ressalta que quanto maior a mudança interna que um empreendimento deseja fazer, maior a necessidade de um rebranding. “Isso porque muitas vezes a intenção é atingir novos públicos, lançar um novo produto que já está muito distante do produto inicial do negócio, ou até mesmo se posicionar de uma nova forma devido à concorrência”.

 

Como no caso da holding ex-Facebook parece que a alteração tenta deixar a Meta “abaixo do radar”, é possível imaginar que todo o processo será benéfico? Husch não dá essa garantia.

 

“Como o Facebook vem sendo associado a muitas polêmicas por alguns anos, e tem esse marco como uma rede social de grande impacto inovador no mercado, é difícil desvincular uma coisa da outra. Nesse ponto, não acredito que seja possível recuperar totalmente a imagem do Facebook como rede social”, finaliza a designer.


Fonte:
Mashable, Business Insider, Meta

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem