WhatsApp | Aplicativo derruba canal de comunicação do grupo extremista criado no Talibã

O WhatsApp retirou do ar um contato que funcionava como uma linha de ajuda para que cidadãos pudessem informar saques e violência no Afeganistão, entre outros problemas, ao Talibã. O serviço foi anunciado pelo grupo extremista no domingo (15), dia em que capturou a capital Cabul depois que as tropas americanas e britânicas se retiraram do país.

O Facebook, proprietário do WhatsApp, anunciou que o bloqueio foi realizado nesta terça-feira (17) em uma investida contra os "canais oficiais do Talibã", e acrescentou que continua verificando ativamente, com ajuda de falantes nativos de dari e pashtun, os nomes de chats, descrições e fotos de perfis que possam ser usados pelo grupo extremista.

Bloqueio inútil

Críticos nos Estados Unidos têm atacado as plataformas de mídia social por não excluírem os posts do Talibã em suas redes. Entretanto, especialistas na região argumentam que as medidas são inúteis, pois o grupo militar já está efetivamente governando o país.

“Você estará apenas isolando os afegãos, tornando mais difícil para eles se comunicarem em uma situação que já está em pânico”, afirma Ashley Jackson, uma ex-trabalhadora humanitária da Cruz Vermelha e da Oxfam no Afeganistão e autora de um livro sobre o Talibã e sua relação com os civis afegãos.

Talibã foi classificado como organização terrorista pelas autoridades dos Estados Unidos.
Fonte:  Unsplash/Sohaib Ghyasi/Reprodução 

Organização terrorista

O Facebook argumentou que a decisão de bloqueio das comunicações do grupo extremista não foram tomadas pela plataforma e sim do governo americano. “O Talibã foi considerado como organização terrorista pela lei dos EUA e nós o banimos de nossos serviços”, afirma a empresa.

Além da remoção de contas ligadas diretamente ao grupo, o Facebook e o Instagram proíbem elogios, apoio e representação do Talibã em suas postagens. A medida também está sendo adotada pelo YouTube.



Fonte:
Business Insider, Financial Times

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site, Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem