Novo Golpe do PIX por SMS: Criminosos oferecem falsos descontos para roubar usuários

Criminosos estão utilizando mensagens de texto (SMS) para oferecer falsos descontos em faturas com pagamentos via PIX. Especialistas da empresa de segurança Kaspersky identificaram a evolução do phishing, antes realizado por meio de faturas falsas enviadas por e-mail, explorando a facilidade do SMS e do PIX para enganar usuários.

Um dos golpes analisados informa a união entre bandeiras de cartões oferecendo descontos de até 40% na fatura.

A vítima é direcionada para um site falso, o “soumaispix.com”, onde é gerada a conta com valor reduzido. O site pede CPF, valor da fatura, bandeira e os quatro últimos números do cartão, e então eles informam o novo valor junto da chave PIX para a transferência.

O analista sênior da Kaspersky no Brasil, Fabio Assolini, alerta que, em ambos os casos, os SMSs foram enviados por meio de números curtos (short-codes) — comumente utilizados por grandes empresas para o envio de códigos de informação e tokens — para trazer mais credibilidade ao esquema. Dados da plataforma demonstram que 1 a cada 5 brasileiros caiu em fraudes desse tipo em 2020.

Em 2021, 18 milhões de tentativas de ataques desse tipo foram bloqueadas pela plataforma de segurança cibernética. Somente entre maio e agosto deste ano, a Kaspersky identificou e bloqueou mais de 2,4 mil endereços de web e domínios com o termo PIX no nome, impedindo 2 milhões de tentativas de acessos a esses sites em dispositivos móveis.

Os golpistas se aproveitam da facilidade do PIX para fraudar pagamentos.
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Em um anúncio recente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), dados demonstram que 51% das transações financeiras no Brasil, em 2020, ocorreram por meio de celulares e tablets, o que explicaria a mudança dos meios utilizados pelos cibercriminosos (do e-mail para o SMS).

Como se proteger?

Para evitar cair em esquemas de phishing, é recomendado:

  • acessar canais oficiais das empresas para confirmar a promoção ou oferta citada — em casos de dúvida, entre em contato com o atendimento ao cliente;
  • antes de clicar em um link, verificar o endereço a ser redirecionado e o remetente para conferir se são genuínos;
  • como estão sendo utilizados os short-codes em golpes, manter sua atenção ao remetente para reconhecer o golpe;
  • não colocar informações pessoais nem realizar pagamentos em páginas que você não tiver certeza se são reais ou seguras.


Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site, Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem