Facebook | Plataforma lança cursos gratuitos em tecnologia para jovens brasileiros

O Facebook, em parceria com a ONG Recode, abriu nesta segunda-feira (09) inscrições para os cursos gratuitos oferecidos pelo programa “Conectando seu futuro”, destinado para jovens a partir de 15 anos em situação de vulnerabilidade.

Desde 2019, quando foi lançada, a iniciativa já atendeu mais de 30 mil jovens. A principal novidade da edição deste ano é o curso de desenvolvimento de games, que será oferecido em módulo básico ou intermediário. Na formação, os estudantes poderão acompanhar partes do processo de criação de jogos eletrônicos.

No total, são oferecidas 12 formações diferentes, com conteúdos que abordam competências tecnológicas, socioemocionais e digitais para jovens com afinidade com o mundo digital ou que ainda não têm grande conhecimento em tecnologia. Todos os cursos são gratuitos, realizados de forma online e concedem certificado aos concluintes.

As inscrições podem ser realizadas no site da Recode.

Exclusão digital

Apesar de o uso da internet ser crescente no Brasil, a pesquisa TIC Kids Brasil 2019 aponta que 6,5 milhões de crianças e adolescentes de 9 a 17 anos viviam em lares sem conexão ou com condições limitadas para acesso à internet, com velocidades de download abaixo de 4 Mbps.

Maioria das crianças e jovens brasileiros das classes C e D usam o telefone celular apenas para acessar à internet

A pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), revela também que 15,5 milhões de brasileiros nessa faixa etária não dispunham de computadores em casa. Nas classes D e E, 73% das pessoas entre 9 e 17 anos declarou utilizar exclusivamente o telefone celular para acessar à rede.

“Conectando seu futuro”

O programa “Conectando seu Futuro” já beneficiou mais de 30 mil pessoas, segundo os responsáveis pelo projeto. No último ciclo do programa, mais de 10 mil jovens concluíram as formações, disponíveis para moradores de todas as regiões do país.

Entre os beneficiados pelo programa está a estudante Juliana Cidade, de 16 anos, vencedora do Desafio Recoders. A jovem desenvolveu uma plataforma para apoiar lojistas, agricultores, trabalhadores e moradores da cidade de Guararema, interior de São Paulo, durante a crise sanitária. A premiação estimulou os jovens a pensar em soluções tecnológicas para o enfrentamento da pandemia da covid-19 em suas comunidades.



Fonte:
Facebook/Recode, Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site, Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem