5 funções melhores no WhatsApp ou que não estão no Telegram

O Telegram é considerado o mensageiro mais completo da atualidade, possuindo recursos e configurações que nenhum outro software possui. Contudo, nem tudo são flores. Na comparação com o principal concorrente WhatsApp, ele sai perdendo em alguns quesitos.

Se formos levar em consideração o quesito adesão, o popular "Zap" vence de goleada o rival. Enquanto o app verde possui cerca de 2 bilhões de usuários, o azul tem "apenas" 550 milhões mundialmente, de acordo com a empresa de pesquisa e análise Statista.

Neste cenário de maior popularidade, o WhatsApp acaba se beneficiando por ter o Facebook — uma das maiores empresas de tecnologia do mundo — como dono, e por isso consegue ter recursos como de pagamento online, que foi recentemente implementado no Brasil.

O VovoGaTu listou esta e mais outras quatro funções que o Telegram não tem ou que o WhatsApp possui uma versão melhor para o usuário. Foram levadas em consideração somente ferramentas nativas de cada app, já que com softwares de terceiros é possível realizar algumas das ações citadas. Confira, a seguir, a comparação.


Função de pagamento

O WhatsApp lançou no Brasil, em maio deste ano, o WhatsApp Pay. A ferramenta, que é regulamentada pelo Banco Central (BC) e funciona com base no Facebook Pay, permite a realização de transferências em dinheiro para outros usuários do app, incluindo amigos e familiares. O sistema é protegido com criptografia, utiliza cartões de crédito para movimentar o dinheiro e cada operação precisa ser autorizada com senha.

No Telegram

O Telegram possui uma função semelhante desde 2017. O "Pagamentos" é uma ferramenta que chegou na versão 2.0 em abril e utiliza bots para intermediar quem vai receber e quem vai realizar o pagamento.

Apesar de possuir o recurso, os pagamentos no Telegram são voltados para comércios, sendo que os comerciantes precisam utilizar uma API que pode parecer complexa. E mesmo usando provedores conhecidos, a função no WhatsApp é melhor por ser muito mais descomplicada, já que torna o envio e o recebimento de dinheiro parecido com o envio de uma foto ou vídeo, já que se aproveita do sistema utilizado pelo Facebook.

Versão business

O WhatsApp Business é um aplicativo separado que foi desenvolvido exclusivamente para os setores de comércio e serviços. Com ele, é possível criar um perfil exclusivo de uma loja, organizar a lista de clientes com etiquetas, utilizar listas de transmissões e receber pagamentos (com cartões de débito e crédito) via rede Cielo.

No Telegram

O Telegram não tem um aplicativo separado com foco principalmente nos micros e pequenos negócios. Dentro do aplicativo padrão até é possível, porém, criar uma conta com um perfil comercial e utilizar principalmente os canais para realizar a divulgação dos produtos e serviços. Contudo, o suporte não é o mesmo dado pelo WhatsApp, o que acaba deixando o app atrás do concorrente neste quesito.

Além disso, se pensarmos no público consumidor, o Telegram sai muito atrás. No Brasil, por exemplo, cerca de 45% dos smartphones têm o aplicativo azul instalado, contra incríveis 98% de aparelhos com WhatsApp.

Status

Apesar de bastante polêmico, os vídeos curtos que são apagados automaticamente a cada 24 horas também estão presentes no WhatsApp. Popularizado pelo Snapchat e evoluído pelo Instagram (onde tem o nome de Stories), a versão do mensageiro se chama "Status".

No Telegram

Remando contra a maré, o Telegram não aderiu (até agora) a nenhum tipo de espaço para publicação de vídeos curtos que são apagados automaticamente após certo tempo.

Backup de conversas

Uma das formas em que o WhatsApp preserva as mensagens e arquivos de um usuário é realizando um backup diretamente no Google Drive ou na iCloud. Esses backups podem ser feitos diariamente, semanalmente, mensalmente ou apenas quando o usuário quiser.

Eles servem para garantir que todo um histórico de conversas seja recuperado e instalado assim que o usuário trocar de celular, por exemplo. O sistema é bastante simples e facilita muito a recuperação dos chats.

Além de poder guardar as conversas em outro local, recentemente o app começou a poder ser utilizado em até quatro plataformas ao mesmo tempo sem a necessidade do celular.

No Telegram

O Telegram não realiza backups no Google Drive por opção própria. De acordo com o setor de perguntas e respostas do site oficial da plataforma, os desenvolvedores optaram por utilizar "uma solução integrada de backup com foco em segurança na forma de chats na nuvem". Ou seja, as conversas são armazenadas na nuvem e serão mais difíceis de se recuperar caso sejam apagadas (já que serão apagadas diretamente da nuvem).

Exportar conversas para e-mails

Parecido com o tópico anterior, o WhatsApp permite a exportação para o e-mail do histórico com até 10 mil mensagens com arquivos de mídia e 40 mil mensagens sem arquivos de mídia. O documento é gerado em formato .txt e serve para o usuário encontrar mensagens específicas.

No Telegram

Como dito anteriormente, o Telegram não realiza o backup e nem exportações para o e-mail por considerar o formato inseguro. Apesar de diminuir a opção e a comodidade do usuário, o software defende que não utilizar backups decrepitáveis (que tiram a criptografia e deixam a mensagem legível para outros meios) torna o app mais seguro.



Fonte:
Statista, Telegram FAQ

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site, Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem