JPEG XL poder reduzir o tráfego global da Internet em até 30%

Recentemente, os criadores do famoso formato "JPEG" afirmaram que sua nova tecnologia "JPEG XL" trará importantes melhorias para a navegação na Internet. O novo codec será capaz de economizar até 30% do tráfego de dados na rede, sem perder a qualidade de imagem já conhecida pelos usuários.

A novidade é especialmente importante ao considerar que imagens, de todos os tipos, somam quase 60% do tamanho da maioria dos websites. Por este motivo, os servidores que hospedam esses arquivos acabam se sobrecarregando, o que causa o aumento do preço de seus serviços e sua pegada de carbono, por exigir maior gasto energético.
Benchmarking JPEG XL image compression

Felizmente, a mudança proposta pelos desenvolvedores do JPEG XL também funciona como solução para o problema de armazenamento em nuvem existente, já que o novo formato pode ser lido como seu "predecessor", sem exigir nenhuma conversão.

Além disso, o JPEG XL também apresentará uma maior gama de aplicações, justamente por incluir mais recursos, como animações, canais alfa, camadas, miniaturas e codificação progressiva sem perdas. Dessa maneira, é possível que o novo formato substitua os conhecidos PNG e GIF, por exemplo.

Na esquerda, a imagem codificada sem perdas ("lossless");
Na direita, a representação com perdas ("lossy").
(Fonte: PEDIAA / Reprodução)

Novo padrão de qualidade

O JPEG XL foi desenvolvido sob três principais critérios de uso, sendo eles: alta fidelidade à imagem original; alta velocidade de codificação/decodificação e taxa de compressão típica de 20:1 até 50:1.  Esse conceito permite que o formato seja mais eficiente, em todos os aspectos, que seu predecessor — sem exigir desempenho computacional extra, mesmo em dispositivos móveis.

Os desenvolvedores do JPEG XL esperam implementá-lo como um novo padrão ainda no final de 2021, caso o projeto flua sem maiores imprevistos. A adaptação ocorrerá em quatro partes (ou etapas) que, em conjunto, representarão a versão final do formato. Por fim, somente será necessário que os softwares forneçam suporte para o novo codec.



Fonte:
Chip, PetaPixel

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site, Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem