O que é e como funciona o Google Lens

Apresentado pela primeira vez em 2017, o Google Lens é um aplicativo que oferece diversas funções. Com a ajuda de uma inteligência artificial, ele pode ser usado para facilitar várias tarefas cotidianas.

A seguir, conheça mais sobre o Google Lens, como ele funciona e alguns recursos disponíveis. Saiba também como ele pode melhorar a sua produtividade no dia a dia!

O que é o Google Lens?

Em resumo, o Google Lens é um aplicativo de câmera inteligente capaz de interpretar informações em uma imagem. Com isso, o objetivo é otimizar a forma como as pessoas lidam com os dados.

Assim, o software pode ser usado em várias aplicações. Da mais simples como acessar um QR Code até as mais amplas como realizar uma pesquisa após tirar foto de plantas ou animais.

O Google Lens pode realizar pesquisas a partir da foto de um item.

O Google Lens está disponível em praticamente todos os dispositivos Android através do Google Assistente, do Google Fotos ou app individual baixado da Google Play Store. A plataforma também possui uma versão para iOS.

Como o Google Lens funciona?

O Google Lens é uma ferramenta que usa inteligência artificial e machine learning para oferecer várias ferramentas aos usuários. O app analisa semelhanças em imagens dentro de um banco de dados para definir cada foto.

Dessa maneira, o software realiza pesquisas instantâneas e apresenta informações completas relacionadas à imagem, economizando o tempo que seria gasto em uma pesquisa diretamente no Google.

App consegue reconhecer diferenças entre animais e plantas.

Embora seja passível de erros, o Google Lens detém um excelente histórico de precisão. Segundo o researchgate.net, a plataforma identificou corretamente diferentes plantas e animais em 92,6% dos casos.

Como usar o Google Lens?

No Android, o Google Lens funciona em conjunto com o Google Assistente. Ao abrir o app ou a câmera do dispositivo, basta tocar no ícone da funcionalidade no canto inferior direito para ativá-lo.

Em seguida, aponte a câmera para o item que você deseja analisar. Depois, escolha a opção de interação, como pesquisa, selecionar texto, traduzir ou compras para obter os dados desejados.

Google Lens possui app individual no Android e está integrado ao app Google para iOS.

Para donos de dispositivos iOS, é possível usar a ferramenta através do Google Fotos. Basta abrir o aplicativo, selecionar uma imagem e clicar no ícone do Google Lens para visualizar detalhes sobre ela ou realizar a ação desejada.

O Google Lens no dia a dia

A melhor forma de explicar o Google Lens é apresentando algumas de suas utilidades. Por isso, separamos exemplos do seu uso no dia a dia.

Digitalizar e traduzir textos automaticamente

Uma das aplicações mais comuns, o Google Lens pode copiar as informações de texto em uma imagem e enviá-las para o computador. O app também pode traduzir o conteúdo que esteja em uma língua diferente do idioma do usuário.

Google Lens realiza tradução automática em várias línguas.

Interagir com o texto da imagem

Ao localizar a informação na foto, o aplicativo possibilita ligar para um número de telefone, acessar um site ou enviar uma mensagem para um endereço de e-mail. Automaticamente, ele direciona para o navegador ou app de ligações.

Encontrar um termo em um texto físico

Outra funcionalidade criativa é poder buscar palavras em um documento físico ou imagem. Basta usar o app para selecionar o texto e em seguida usar a opção “Pesquisar” para procurar o que deseja.

Obter informações sobre locais próximos

App mostra informações de pontos turísticos próximos.

Através de uma foto, o Google Lens pode realizar pesquisas sobre locais próximos ao usuário. Além de indicar pontos turísticos, ele pode revelar fatos históricos sobre o local e horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais.

Ajuda nas tarefas escolares

O app da Google pode ser uma ótima ferramenta para estudantes. Por exemplo, ele realiza busca por explicações ou resultados de questões de matemática, química, física, biologia, história e outras matérias.

Google Lens pode ajudar a resolver questões matemáticas.

Encontrar produtos na internet

Para quem gosta de fazer compras, o app permite usar imagens para encontrar comércios online que vendem determinados produtos. Além de ser possível usá-lo no cardápio de um restaurante para descobrir os pratos mais pedidos.

Você já conhecia os vários recursos do Google Lens? Quais deles você usa no seu dia a dia? Conte pra gente nos comentários!


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site, Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------

Fonte
:

Postagem Anterior Proxima Postagem