Nvidia e Valve vão trazer DLSS para o Linux através do Steam Proton

Ferramenta permite que jogos exclusivos para Windows sejam rodados no Linux. Representantes da Nvidia revelaram que a empresa está trabalhando em conjunto com engenheiros da Valve para trazer a tecnologia Deep Learning Super Sampling (DLSS) para o sistema operacional Linux.

Isso será feito através do Steam Proton, uma ferramenta que permite rodar no software livre jogos que são exclusivos para Windows.

O anúncio foi feito durante a conferência de imprensa da Nvidia na Computex 2021, evento que está acontecendo de maneira remota por causa da pandemia de COVID-19. Com a novidade, placas de vídeo da linha GeForce RTX poderão se aproveitar dos ganhos de performance sem perda de qualidade em jogos compatíveis — incluindo que der a sorte de colocar as mãos nas novas GeForce RTX 3080 Ti e RTX 3070 Ti.

"A Nvidia, a Valve e a comunidade de games no Linux estão colaborando para trazer o Nvidia DLSS para o Proton — os jogadores do Linux poderão usar os núcleos de IA dedicados das GPUs GeForce RTX para aumentar as taxas de quadros para os seus jogos favoritos do Windows rodando no sistema operacional Linux".

- Comunicado oficial da Nvidia

De acordo com a Valve, o software Proton é incorporado na biblioteca do Cliente Beta da Steam para Linux. Sua implementação veio junto da promessa de dar mais controle para os usuários avançados sobre a sua experiência de jogo. A expectativa é de que o suporte ao DLSS será implementado como parte do núcleo do Linux Steam Client Beta, mas ele também pode aparecer como um recurso opcional.

O Proton é uma ferramenta de código aberto da Valve que permite usar o cliente da Steam para acessar no Linux jogos que são exclusivos do Windows. Ele utiliza como base o utilitário Wine, que é usado para acessar programas do Windows desde 1993.

Os porta-vozes da Nvidia não explicaram a quem estavam se referindo quando falaram sobre a "comunidade de games do Linux". Também não trouxeram mais detalhes sobre a sua parceria com a Valve.

Mesmo assim, ficou claro que o suporte ao DLSS no Linux chegará bem rapidamente. A promessa da Nvidia é de que teremos jogos rodando em Vulkan com DLSS já neste mês, com o suporte para games com DirectX vem entre setembro e dezembro.

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.


Herley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem