Nigéria suspende Twitter no país após conta do presidente ser punida

O Governo da Nigéria anunciou, nesta sexta-feira (4), que suspendeu as operações do Twitter no país por tempo indefinido. Ironicamente, o comunicado do país foi compartilhado na própria rede social pelo perfil oficial do Ministério da Informação e Cultura.

No informe, assinado por Olusegun Adeyemi, Assistente Especial da Presidência para assuntos de Mídia, a suspensão foi feita por causa do "uso persistente da plataforma para atividades que são capazes de minar a existência corporativa da Nigéria".

O representante ainda comunicou que a agência de comunicação do país africano foi instruída a iniciar um processo de "licenciamento dos serviços de streaming da internet e operações de mídias sociais".


Retaliação

Apesar de o comunicado não citar, o banimento acontece quatro dias após o Twitter remover uma publicação do presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari. Na mensagem, o chefe de Estado se referiu à Guerra Civil Nigeriana (1967 até 1970) e ameaçou "aqueles que se comportam mal hoje" sugerindo que ele poderia utilizar "uma linguagem que eles vão entender".

De acordo com o Twitter, a publicação foi apagada porque violou as regras da rede social. Além de ter as palavras apagadas, a conta de Buhari passou 12 horas sem poder realizar nenhuma publicação.

"Recebo relatórios diários de segurança sobre os ataques às infraestruturas nacionais e está muito claro que aqueles que estão por trás deles querem que este governo fracasse. Quem quiser a destruição do sistema, logo terá o choque de suas vidas. Demos a eles tempo suficiente", havia ameaçado o presidente em um tweet anterior ao que foi apagado.

No começo desta semana o país sofreu com ataques armados a instalações eleitorais e departamentos de polícia. Não se sabe ainda a origem dos crimes, mas a Nigéria sofre com frequentes ações violentas do grupo extremista islâmico Boko Haram.


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.


Herley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem