Como descobrir quantas pessoas visitaram seu Instagram

O Instagram se tornou, gradativamente, uma rede social permeada por métricas e ferramentas comerciais.

Entre elas, está um recurso que informa quantas pessoas visitaram o seu perfil nos últimos 7 dias. Embora nem todos saibam, é possível ter acesso a essa e outras informações, mesmo não sendo uma empresa ou um criador de conteúdo.

Essa métrica, que está disponível de forma nativa no aplicativo, é especialmente útil para acompanhar o desempenho do perfil quanto ao conteúdo que está sendo produzido. E isso vale não apenas para quem trabalha com a rede social, mas para qualquer um que tenha interesse nessas análises.

Como ver quantas visitas o perfil teve?

Embora seja útil para uma vasta gama de usuários, o número de acessos ao perfil faz parte do recurso Insights, que somente é exibido para contas profissionais. Assim, conquanto que a conta seja profissional, basta acessar a página de “Perfil” e a informação será automaticamente mostrada na parte superior da tela, logo abaixo do nome de usuário. Embora seja possível ver o número de visitas no período de 7 dias, o Instagram não identifica quais perfis visitaram a sua conta.

Caso queira verificar outras métricas, basta clicar sobre o número de visitas ou ir em Perfil > Menu (indicado por três traços, no canto superior direito) > Insights. Feito isso, você poderá inclusive ver quais dias da semana houve “mais audiência” no seu perfil e ainda comparar os números com o histórico de interação registrado anteriormente. Para tanto, basta clicar em “Atividade” na página “Insights”.

Outras métricas do Instagram

Através da ferramenta Insights, o usuário tem uma visão ampla de como as pessoas reagem às suas postagens. Entre as diversas métricas disponíveis, está o alcance da conta, impressões, interações com o conteúdo, o número total de seguidores, além do desempenho de cada postagem (o que inclui todas as modalidades da rede social, como Stories, IGTV e Reels).

O Instagram ainda detalha o perfil de seus seguidores, informando as principais localizações dessas pessoas, sua faixa etária, o gênero, os horários de maior atividade, dentre outros. Além deste relatório extenso, o usuário da conta profissional ainda possui alguns recursos extras:

  • Botões de Ação: permitem adicionar o botão de “Ligar” e “Enviar e-mail” ao administrador da conta;
  • Anúncios:  possibilita a criação e configuração de anúncios para atingir públicos segmentados;
  • Categoria: ao criar um perfil profissional, é possível escolher sua categoria, que pode ser “blogueiro”, “figura pública”, “jornalista”, entre outras opções.

Como ter um perfil comercial?

Já explicamos que, para acessar tais métricas, é preciso ter um perfil comercial (mesmo que ele seja essencialmente pessoal). Isso pode ser feito de duas formas: “convertendo” o seu perfil pessoal ou ainda criando um perfil profissional independente.

Criar um perfil comercial com sua conta

Antes de qualquer coisa, é preciso que o seu perfil seja público. Caso você possua uma conta privada, basta acessar Perfil > Menu (indicado por três traços, no canto superior direito) > Configurações > Privacidade > Conta pública (localizada na seção Privacidade da conta, logo no início da página). Feito isso, siga o passo a passo abaixo:

Passo 1: Acesse, novamente, a aba de “Perfil” e clique no símbolo de três traços na parte superior da tela para abrir o “Menu”;

Passo 2: Clique no botão “Configurações” e, depois, em “Conta”;

Passo 3: Role a página até encontrar a opção “Mudar para conta profissional” e clique sobre ela. Confirme a ação em “Continuar”;

Passo 4: Agora é o momento de você escolher a categoria da sua conta. Entre as opções disponíveis, estão: blog pessoal, blogueiro (a), coach pessoal, agência de mídia social, chef pessoal, serviço de escrita, assistente pessoal, serviço local, compras e varejo. Selecione a que mais se adequa ao seu perfil e escolha se a categoria ficará pública. Por fim, toque em “Concluir”;

Passo 5: Na próxima página, você deve informar a finalidade da sua conta, se empresarial ou de criação de conteúdo. Feito isso, clique em "Avançar";

Ao fim de todo o processo, o Instagram te dará metas que visam melhorar seu desempenho na rede social, como seguir outros perfis, realizar postagens e convidar amigos. Isso, contudo, não é obrigatório e pode ser ignorado.

Criar um perfil comercial independente

Caso queira criar um perfil comercial dedicado, sem alterar sua conta pessoal, basta seguir o caminho que já ensinamos (Perfil > Menu (indicado por três traços, no canto superior direito) > Configurações > Conta). Em seguida, role a página até o final e dessa vez selecione a opção “Adicionar nova conta profissional”.

O processo é bem semelhante ao anterior, com algumas diferenças pontuais, como a necessidade de informar um número de telefone ou e-mail para vincular ao novo perfil. Portanto, basta seguir as instruções do Instagram.

É importante destacar que o Instagram pode levar algum tempo para reunir métricas referentes ao seu perfil. Então, caso o número de visitas ou outras informações não apareçam imediatamente, fique tranquilo. Por fim, vale lembrar que sempre é possível retornar ao perfil pessoal e tornar sua conta privada, caso mude de ideia.


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Herley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

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Fonte
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Instagram
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