Brasil: Conheça os 7 jogos PROIBIDOS em nosso pais pelos mais diversos motivos

Vísceras, sangue, ossos quebrados e vícios muitas vezes não foram perdoados – nem mesmo em pixels.

Há games proibidos em todo o mundo, ainda que os banimentos possam ser temporários. No Brasil, não foi diferente.


Com questões e abordagens polêmicas que chegaram à esfera da Justiça, muitos desses games continuam banidos em território nacional até hoje. Afinal, a pergunta “até que ponto os games podem influenciar a mente dos jovens?” parece estar longe de ser resolvida de verdade.

 

Veja, abaixo, 7 games proibidos no Brasil:


1. Doom (1993/PC/id Software)

Considerado o “avô” dos jogos de tiro em primeira pessoa, Doom foi um dos games proibidos no Brasil. Ele foi banido do país nos anos 1990 por ser considerado realista e extremamente violento.


Porém, algum tempo depois, a venda foi liberada e o jogo ainda é comercializado nos dias de hoje, com direito a algumas sequências célebres.

 

2. Carmageddom (1997/PC/Saintless Games)

Carmageddon tinha um princípio básico polêmico e problemático: entrar em um carro e sair atropelando todo mundo para somar pontos.


Apenas esse motivo foi mais do que suficiente para banir o jogo do Brasil por incitação à violência no trânsito. Curiosamente, todas as suas sequências não foram proibidas e seguem sendo vendidas normalmente no país.

 

3. Bully Scholarship Edition (2006/PlayStation 2/Rockstar Games)

Diferente do que a maioria pensa (e como o jogo foi interpretado), a história de Bully gira em torno de uma criança que sofre bullying na escola, e não o promove. Acabou sendo banido do Brasil por entender-se que “promovia a violência”.


A ideia, no entanto, era falar justamente o contrário: sobre a superação do problema. O banimento só foi revogado recentemente.

 

4. Counter-Strike (1999/PC/Valve)

Lançado em 1999 e permanecendo exclusivo de PC por muito tempo, o Counter-Strike foi banido das lojas brasileiras em 2008 pela possibilidade de escolher lados – inclusive terroristas – e violência extrema.


Antes do banimento, o jogo permaneceu liberado por quase 10 anos, causando estranhamento no público da época. A proibição logo foi revogada em 2009.

 

5. EverQuest (1999/PC/Sony Online)

Muita gente ficou confusa, em 2008, quando decidiram proibir jogos lançados tanto tempo antes.


Foi o caso de EverQuest, um MMORPG lançado em 1999 e que, junto de Counter-Strike, foi considerado impróprio pela Justiça por “levar discussões morais inadequadas para o consumo”.

 

6. Grand Theft Auto: Episodes from Liberty City (2009/PC, Xbox 360, PlayStation 3/Rockstar)

Nesse caso, a situação é bem mais complexa. A proibição desta expansão de GTA 4 se deu não só no Brasil, como no mundo todo, por questões de direitos autorais.


O funk brasileiro ‘Bota O Dedinho Pro Alto’, composto por Hamilton Lourenço, foi utilizado pela desenvolvedora sem autorização do autor. O banimento mundial foi revogado, mas permanece no Brasil até hoje.

A questão judicial também segue tramitando, sem ser resolvida.

 

7. Postal 2 (2003/PC/Running With Scissors Inc.)

Postal 2 não só acabou sendo proibido no Brasil, como, também, em outros 12 países. É unânime: a franquia é uma das mais violentas já lançadas, com cenas que tiram sarro de doenças, religiões e minorias.


A série, ainda assim, fez sucesso e tem seus fãs, rendendo também adaptações cinematográficas. Postal 2 segue proibido, mas o primeiro game já está liberado.

 

E aí, o que achou? Aproveite para acompanhar o Portal Vovo GaTu no WhatsApp, Twitter [1] [2], Instagram, Facebook, TikTok, Threads e no Youtube!

Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!


Fonte:
VovoGaTu

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!


Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem