Stranger Things: Nova temporada tem 'Russofobia' e 'anticomunismo' na série e incomodam internautas

Nova temporada de uma das séries de maior sucesso da Netflix estreou na última sexta-feira, 27.

A espera finalmente acabou. Após cerca de três anos, a quarta temporada de Stranger Things finalmente estreou no catálogo da Netflix na última sexta-feira, 27. Como é de se imaginar, a produção é um dos assuntos mais discutidos atualmente na internet.

Cena da nova temporada de Stranger Things - Divulgação/ Netflix

Se por um lado muito se tem elogiado a narrativa mais madura e aterrorizante desta primeira parte do quarto ano; por outro, muito se vem discutindo a contextualização histórica da trama, que se passa na segunda metade dos anos 1980. (A partir de agora o texto contém spoilers sobre a nova temporada de ‘Stranger Things’).

 

Com os novos episódios da série, descobrimos que o chefe de polícia Jim Hooper não morreu ao fim temporada passada, mas sim que foi capturado pelos russos e enviado a um presídio ultrassecreto no país.

Cena da nova temporada de Stranger Things / Crédito: Divulgação/ Netflix

Como a trama se desenvolve no auge da Guerra Fria, os russos são tratados como inimigos americanos — assim como em grande partes de filmes da época —, embora essa discussão não seja o ponto central da trama.

Mas o que vem incomodando alguns internautas é justamente essa forma caricata e demonizada que os russos vêm sendo demonstrados: desumanizados, brutais, frios e que fazem tudo pelo dinheiro — até mesmo trair seus compatriotas. 


O que levou muitos usuários do Twitter a apontarem traços de anticomunismo na nova temporada da série:

As reclamações consistem não apenas na estereotipização dos personagens, mas também na diferença visual quando os dois cenários (URSS e EUA) são mostrados em cena: com a Rússia comunista sempre sendo mostrada em um cenário com cores 'mortas', enquanto os Estados Unidos sempre aparecem com uma paleta mais colorida e alegre. 

Cena da nova temporada de Stranger Things / Crédito: Divulgação/ Netflix

Por fim, existem também aqueles que não enxergam a série apenas como uma crítica exclusiva aos soviéticos e ao comunismo, mas que, de modo geral, ela aponte problemas em ambos as esferas políticas, como por exemplo o governo americano, que passa por cima de qualquer padrão ético para fazer testes em crianças.

 

Mas tem gente que não comprou muito bem essa narrativa:


Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم