Flow Podcast: Monark é desligado após defender partido nazista e não é mais sócio da empresa

Fala do apresentador do podcast foi repudiada por seguidores, autoridades e associações; ele se desculpou nesta terça-feira (8)


Depois de defender a existência de um partido nazista no Brasil, o apresentador Bruno Aiub, conhecido como Monark, publicou na tarde desta terça-feira (8) um vídeo em que se desculpa pela fala no podcast Flow. "Eu errei, a verdade é essa. Eu estava muito bêbado e fui defender uma ideia que acontece em outros lugares do mundo — nos Estados Unidos, por exemplo —, mas eu fui defender essa ideia de um jeito muito burro, eu estava bêbado, eu falei de uma forma muito insensível com a comunidade judaica.

 

 

Igor Coelho, um dos sócios e apresentador do Flow, confirmou em live na noite de hoje ao lado de Monark que comprou a parte dele na sociedade.

Relacionadas

"A gente tinha meio a meio. O que vai acontecer é que eu vou comprar a metade dele, até para ele ter uma... porque não acho que seja justo ele abrir mão de tudo isso", disse Igor.

Existem os trâmites legais. Os advogados precisam retificar as coisas na empresa, mas a verdade é que esse é o último programa do Monark aqui comigo nessa mesa. Conto com vocês no futuro, vamos continuar fazendo programas aqui. Os programas vão continuar na casa. Essa decisão foi tomada em conjunto com o Monark, porque mais de 80 pessoas dependem aqui do Flow. Igor Coelho


Na live, Monark disse rapidamente que o Flow "precisa transcender o Monark, precisa ser desassociado [ao meu nome]".

"E a gente acha que esse é o melhor caminho. Claro que terei minhas paradas, ficarei produzindo no meu canto. Mas é isso, infelizmente eu errei a forma como me comuniquei. E muita gente defendeu algo que sou completamente contra. Melhor eu assumir minha culpa", explicou o youtuber.


Bruno Aiub, o Monark, aparecia como administrador da Flow Produção de Conteúdo Audiovisual LTDA, empresa responsável pelo podcast. A assessoria do Flow informou que os únicos sócios agora são Igor Rodrigues Coelho e Gianluca Santana Eugenio.

Bruno Aiub, mais conhecido como Monark, ex socio e apresentador do 'Flow Podcast'

 

O caso

A defesa da existência de um partido nazista dentro da lei por Monark foi feita durante transmissão ao vivo ontem, na qual eram entrevistados os deputados federais Kim Kataguiri (Podemos) e Tabata Amaral (PSB).

"A esquerda radical tem muito mais espaço que a direita radical, na minha opinião. As duas tinham que ter espaço, na minha opinião [...] Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido pela lei", afirmou o apresentador.

Ele foi rebatido por Tabata logo após a declaração, mas insistiu no argumento questionando a parlamentar. "As pessoas não têm o direito de ser idiotas?", perguntou.

Peço perdão pela minha insensibilidade", afirmou. "Fui insensível, sim, errei na forma com que eu me expressei, dá a entender que estou defendendo coisas abomináveis."



Veja o vídeo em que o apresentador se desculpa:


 

Às 16h30, os Estúdios Flow divulgaram uma nota em que anunciavam o desligamento de Monark, apesar de ele ser um dos sócios da empresa. Em live na noite desta terça, o outro apresentador do podcast, Igor Coelho, afirmou que comprará a parte de Monark na empresa.



O comentário foi feito nesta segunda-feira (7), durante uma entrevista com os deputados federais Kim Kataguiri (Podemos) e Tabata Amaral (PSB). No estúdio, o apresentador disse que a legislação deveria reconhecer a existência de um partido nazista no Brasil. "A esquerda radical tem muito mais espaço que a direita radical, na minha opinião. As duas tinham que ter espaço, na minha opinião. [...] Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido pela lei", disse.

 

Ao ouvir a fala, Tabata Amaral afirmou que o nazismo é um risco, especialmente para a comunidade judaica. "Liberdade de expressão termina onde a sua expressão coloca em risco a vida do outro. O nazismo é contra a população judaica, e isso coloca uma população inteira em risco", afirmou a parlamentar.

 

Crime no Brasil e na Alemanha

No Brasil, assim como na Alemanha, é considerado crime fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas e objetos de divulgação do nazismo. Aqui, a regra consta no artigo 1º da Lei 7.716/1989. A pena para quem pratica esse crime pode variar de um a três anos de prisão, mais multa.

O cientista político e advogado especialista em direito público Nauê de Azevêdo considera as falas de Monark "repudiáveis", mas destacou que ele provavelmente não chegou a praticar crime com o discurso. "Inicialmente, não vi ali uma apologia direta ao nazismo. Isso seria um crime, mas ele requer esse dolo específico de você promover a ideia. O que ele fez ali foi, de uma forma extremamente irresponsável, de uma forma extremamente torpe, defender que nós deveríamos tolerar a existência de um partido nazista. Ele estava ali numa forma de debate. Então, na esfera penal, eu não vejo muitos elementos para responsabilizá-lo", afirmou.

 

O jurista, entretanto, disse que Monark pode ser processado civilmente. "A forma como ele se posiciona sobre esse tema e tantos outros, considerando o alcance que ele tem — que é um alcance muito grande —, essa, sim, pode, de alguma forma, render espécies de responsabilização civil. Porque, querendo ou não, ele incide sobre a sociedade. Ele ajuda, de uma forma ou outra, a legitimar determinados discursos que são nocivos para a sociedade."

 

Críticas nas redes sociais

No Twitter, o assunto ficou várias horas como o mais comentado entre os usuários. O nome "Monark" aparecia no topo da lista das palavras mais publicadas na rede pelo menos até as 17h02 desta terça-feira (8).

A usuária do Twitter Ive Brussel criticou o apresentador e lembrou que estar bêbado não exclui a eventual prática de crime.



Ricardo Taves, que se identifica como judeu, diz não aceitar as desculpas do podcaster.


 

O usuário Matheus Valadão lembrou que o Flow está perdendo patrocínios e prejudicando os demais apresentadores do estúdio, além da equipe que trabalha por trás das câmeras.

O podcast, criado por Monark e por Igor Coelho (Igor 3K), tem 3,6 milhões de inscritos só no YouTube. O Flow já perdeu patrocinadores quando, em 2021, Monark foi criticado após ter questionado no Twitter se "ter opinião racista é crime".

 

Reprovação de autoridades e associações

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes repudiaram as declarações de Monark. Veja os tuítes:

 

 


Entidades como a Conib (Confederação Israelita no Brasil) também manifestaram repúdio à fala. "A Conib (Confederação Israelita do Brasil) condena de forma veemente a defesa da existência de um partido nazista no Brasil e o 'direito de ser antijudeu', feita pelo apresentador Monark, do Flow Podcast. O nazismo prega a supremacia racial e o extermínio de grupos que considera 'inferiores'. Sob a liderança de Hitler, o nazismo comandou uma máquina de extermínio no coração da Europa que matou 6 milhões de judeus inocentes e também homossexuais, ciganos e outras minorias. O discurso de ódio e a defesa do discurso de ódio trazem consequências terríveis para a humanidade, e o nazismo é sua maior evidência histórica", disse a entidade, em nota.

A Fisesp (Federação Israelita do Estado de São Paulo) também publicou nota nas redes sociais sobre o ocorrido. Leia a íntegra:

"Na noite dessa segunda-feira (7), o host do 'Flow Podcast', Bruno Aiub, o Monark, manifestou-se de modo absolutamente inaceitável enquanto entrevistava os deputados federais Kim Kataguiri e Tabata Amaral. Aiub defendeu, de forma expressa, o direito de alguém querer ser antijudeu, bem como o direito à existência de um partido nazista no Brasil.

Mesmo contestado pela deputada Tabata Amaral, Monark insistiu que suas falas estariam escudadas no princípio da liberdade de expressão, demonstrando, a um só tempo, desconhecer a história do povo judeu e a natureza de um princípio constitucional essencial, muitas vezes deturpado por aqueles que insistem em propagar um discurso que incita o ódio contra minorias.

Nós, da Federação Israelita do Estado de São Paulo, repudiamos de forma veemente esse discurso e reiteramos nosso compromisso em combater ideias que coloquem em risco qualquer minoria. Manifestações como essa evidenciam o grau de descomprometimento do youtuber com a democracia e os direitos humanos."


Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم