Pais da França pede que o Wish não apareça nos resultados de buscas

O governo da França pediu aos principais mecanismos de busca e lojas de aplicativos móveis que operam no país a remoção dos resultados de pesquisas relacionados ao Wish. Em nota divulgada na quarta-feira (24), autoridades locais disseram que a plataforma de comércio eletrônico está sob investigação.

Wish, empresa americana de comércio eletrônico
 

Desconfiando de uma suposta facilidade de vender produtos falsificados no Wish, o órgão francês encarregado dos direitos do consumidor realizou a compra de 140 produtos diferentes no e-commerce, em 2020, e resolveu testar a segurança deles. No caso dos brinquedos, 95% deles não cumpriam a legislação europeia — 45% foram considerados perigosos.

 

Já na categoria de eletrônicos, a agência afirma que 95% das mercadorias adquiridas não poderia estar à venda no continente e que 90% delas não eram seguras. Problemas de segurança foram identificados também em 62% das bijuterias adquiridas online, apresentando riscos ao consumidor.

Mais de 150 milhões de produtos estão à venda no marketplace.

A investigação apontou ainda que a plataforma não informa aos consumidores sobre os riscos oferecidos por alguns produtos vendidos no marketplace nem mantém registros sobre essas vendas. A empresa foi notificada em julho, antes de qualquer ação do governo, que agora decidiu pedir a remoção das referências ao serviço na internet.

 

Contestando a medida

Em nota enviada ao TechCrunch, um porta-voz do Wish afirmou que a plataforma possui meios de detectar e remover quaisquer produtos que violam leis locais e levem riscos aos compradores, mesmo sem ter a obrigação legal de controlar os itens vendidos por terceiros. Ainda segundo o representante, a companhia possui critérios rigorosos para selecionar os vendedores.

 

O serviço considerou a ação do órgão francês “ilegal e desproporcional”, e agora tenta revertê-la judicialmente. Com a medida, a plataforma deixa de aparecer em buscas no Google, na Play Store e na App Store, na França, mas o site e o app continuam a funcionar normalmente.


Fonte:
TechCrunch, Ministério da Economia e das Finanças da França

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم