Mozilla Firefox | Em dois anos e meio perdeu mais de 50 milhões de usuários

A popularidade do navegador Firefox, da Mozilla, não é das melhores. De acordo com dados públicos mantidos no site do serviço, o browser tem registrado uma base mensal de usuários ativos cada vez menor.

Mais precisamente, foram cerca de 50 milhões de usuários deixando o sistema de lado para utilizar concorrentes. No final de janeiro de 2019, o Firefox tinha cerca de 253,87 milhões de usuários mensais — o pico registrado nestes dois últimos anos. Já nas últimas atualizações do relatório, no final de julho de 2021, o número registrado é de 197,87 milhões de pessoas.

Os dados foram apontados pelo usuário "nixcraft", que abriu um tópico de discussão na comunidade de Linux no Reddit para debater os motivos de isso ter acontecido.

O gráfico de usuários ativos mensais no navegador.

Por que isso acontece?

São vários os pontos que ajudam a explicar parcialmente o motivo da queda em usuários do Firefox. Os mais simples são questão de desempenho: há uma parcela da comunidade que era fiel ao programa, mas teve problemas de lentidão ou incompatibilidade com ferramentas e optou por um rival.

Entretanto, a concorrência é também um fator importante aqui. Há uma migração bastante considerável para navegadores baseados na arquitetura Chromium, da Google. Ela é base não só do Google Chrome, mas o motor por trás de nomes como Opera, Vivaldi, Brave e até o Microsoft Edge.

O visual do novo Firefox.

O navegador padrão do Windows, inclusive, é um ponto que deve ser levado em conta separadamente. Atualmente o segundo browser mais popular do mundo, o Edge deixou o Firefox para trás especialmente após adotar a base em Chromium — ajudando a limpar a imagem bastante prejudicada da Microsoft no setor dos tempos do Internet Explorer.

Na tentativa de recuperar esse público ou evitar maiores perdas, a Mozilla apresentou em junho de 2021 a versão 89 do Firefox com diversas novidades em visual e funcionamento.



Fonte:
Itsfoss, Mozilla

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site, Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem