Covid-19 | Certificados falsos da vacina são vendidos no Telegram

A empresa de cibersegurança Check Point Security detectou uma nova atividade ilegal envolvendo o mensageiro Telegram. De acordo com um relatório da companhia, grupos estão usando a plataforma para comercializar falsos certificados de vacinação contra a covid-19.

O documento, que já é utilizado em países da União Europeia e nos Estados Unidos, comprova que a pessoa em questão foi imunizada contra o novo coronavírus. Ele pode ser uma exigência para viagens a alguns países ou até entrada em estabelecimentos, dependendo da região.

Os certificados são criados com base em cada solicitação, já que é necessário preencher algumas informações pessoais no template do documento. As ofertas no Telegram teriam aumentado em 257%, com mais de 2.500 grupos abertos com essa finalidade — alguns com mais de 450 mil participantes, entre compradores e falsificadores.

A oferta de confecção e venda do documento no mensageiro

O monitoramento da Check Point identificou fraudes que garantem o documento para uso nos Estados Unidos, Reino Unido, Suíça, Paquistão, Holanda, Itália, Grécia, Indonésia, França e outras localidades. Até o momento, países europeus são os mais procurados pelos interessados.

Os anúncios publicados no mensageiro atraem pessoas que não querem receber a vacina. Além do certificado, alguns grupos geram também resultados negativos de covid-19 na modalidade PCR — outra exigência em algumas regiões. O pagamento é normalmente feito via transferência direta no PayPal, cartões-presente em lojas virtuais ou até criptomoedas, com o valor girando em torno de US$ 100.

Alguns dos documentos falsos criados pelos falsificadores

Por que isso é perigoso?

Há ao menos dois pontos de preocupação no relatório da Check Point. O primeiro é a segurança digital dos compradores: ao buscar um desses serviços, você pode acabar sendo vítima de um golpe virtual, já que está repassando informações pessoais a indivíduos que realizam práticas ilegais diversas.

A segunda questão é o crime da própria atividade: forjar um documento oficial é crime e, caso uma autoridade decida conferir se o certificado é verdadeiro, rapidamente não vai conseguir validar os seus dados com a base do sistema de saúde em questão.

Além disso, durante a pandemia, fingir que está imunizado ou divulgar causas antivacina prejudica o combate à covid-19 — a quantidade cada vez maior de vacinados é um dos fatores que reduz o espalhamento do vírus e diminui também a incidência de casos leves ou graves na população.



Fonte:
Check Point

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site, Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم