Bolsonaro | Pela 3ª vez decide reduzir os impostos sobre videogames

O presidente Jair Bolsonaro decidiu fazer, na quarta-feira (11), uma nova redução na cobrança de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre jogos eletrônicos e acessórios. É a terceira vez que o Presidente da República reduz impostos sobre o setor.

Feita por decreto presidencial, que não depende de aprovação do Legislativo, a medida reduziu as alíquotas sobre consoles e máquinas de vídeos de 30% para 20%. Já os componentes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo com imagens reproduzidas em tela tiveram queda de 22% para 12%.

Também os jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes terão uma diminuição, que reduzirá para zero o IPI. Em nota, a Secretaria Geral da Presidência da República explica que a decisão “visa incentivar o desenvolvimento do segmento de jogos eletrônicos no país — o ramo do setor de entretenimento que mais cresce no mundo".

A explicação do Presidente da República

A jogada de Bolsonaro para atrair os 'gamers'

A Secretaria-Geral da Presidência da República explicou que a redução de impostos determinada pelo Presidente implicará em uma renúncia fiscal estimada em R$ 82,9 milhões no ano de 2021. Quando anunciou essa medida no mês passado, Bolsonaro explicou aos jornalistas que é mais fácil reduzir esse tipo de taxação que, por ser imposto de importação, não necessita de uma medida para compensá-la.

Questionado pela Folha de S. Paulo sobre a queda de arrecadação aos cofres públicos, o chefe do Executivo explicou: "alguns reclamam: baixa outra coisa. Para baixar outra coisa, tem que ter uma fonte compensadora. Os games, como é um recurso que vem de imposto de importação, não tem que achar uma fonte alternativa para isso”.



Fonte:
Folha/Uol, Estadão

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site, Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem